Excesso de respeito

ARTHUR CHAGAS DINIZ *

O Brasil tem mostrado, nos últimos anos, um excesso de respeito pelo bolivarianismo. Este, como se sabe, nasce de atitudes tomadas por governantes de países da América do Sul que se aproveitam da postura de humildade assumida pelo Brasil em questões com seus vizinhos, em especial, a Bolívia. A Petrobras já foi desapropriada naquele país sem qualquer reação.

A ideia é que o Brasil dá, dessa forma, aos países poderosos, especialmente aos EUA, lições de como respeitar os menos poderosos.

Estamos vendo agora em que resulta o “excesso” de humildade. O Brasil concedeu asilo político a um opositor a Morales. A Bolívia se negou a conceder um salvo conduto, por 455 dias. O encarregado de negócios da embaixada do Brasil em La Paz, Eduardo Saboia, humanitariamente trouxe o asilado para o Brasil. Por sua conta e risco, já que a Presidente se mostrou omissa. O Ministro do Exterior caiu. Por excesso de hombridade.

Leia também:  As bases da CLT: Carta del Lavoro ou Rerum Novarum?
* VICE-PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

 

FONTE DA IMAGEM: WIKIPÉDIA
Ajude o Instituto Liberal no Patreon!
Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.