fbpx

Estudantes se unem para retomar aulas em universidade ocupada

Print Friendly, PDF & Email
Imagem: g1.globo.com
Imagem: g1.globo.com

A presença de grupos de Esquerda nas escolas e universidades brasileiras é um assunto muito discutido pelos autores aqui na página do Instituto Liberal.

Na semana passada divulgamos uma caso vergonhoso da intolerância da esquerda no Departamento de  Ciências Humanas da UNEB, Universidade Estadual da Bahia.

Nesse contexto recebemos de uma leitora chamada Priscila Contim um relato surpreendente e uma atitude que deve servir de inspiração para outros estudantes no país.

A leitora relatou estudar economia na Unicentro Paraná de Guarapuava e passar por momentos difíceis por causa das constantes ocupações.  Como vem ocorrendo em outras escolas e universidades brasileiras, grupos pequenos de alunos, na maioria das vezes orientados e estimulados por partidos políticos ocupam estabelecimentos de ensino e impedem a entrada de outros estudantes e funcionários. No caso em questão a ocupação foi organizada por estudantes que protestavam contra a PEC 241 e pelo “Fora Temer”.

No caso da Unicentro Paraná, um grupo de alunos, revoltados com a ocupação, decidiu criar o Unicentro Livre cujo principal objetivo é promover as ideias de liberdade e estimular o diálogo. Algo que já está surtindo efeito pois, segundo a estudante Priscila, foi possível negociar com os ocupantes e retomar as aulas.

No entanto, o Unicentro Livre atualmente enfrenta problemas como a greve dos professores e também a derrubada de sua página no Facebook. Confira abaixo relato da estudante:

“(…) sou estudante de economia da Unicentro Paraná de Guarapuava e estamos passando por momentos difíceis: ocupações, onde quarta-feira, até o administrativo da universidade foi fechado. Terça-feira reunimos estudantes revoltados com a situação e criamos Unicentro Livre, cujos princípios são a liberdade e direitos individuais. O movimento cresceu muito, conseguimos negociar com os ocupantes para termos aula a partir de amanhã sem interrupções e retaliações. Entretanto, tem agravante da greve dos professores, onde sabemos que há funcionalismo público há anos no Paraná. Nossa luta é dupla! Hoje ocorreu algo lamentável que desestabilizou o movimento: a derrubada da página que tínhamos 1000 curtidas em quatro dias. Pedimos encarecidamente o apoio do IL, se podem de alguma forma divulgar nossa luta. Segue link da página: https://www.facebook.com/unicentrolivre2.0/?fref=ts

Os estudantes da Unicentro Livre estão de parabéns. Provaram que é possível lidar com a intolerância e doutrinação utilizando o intelecto como arma. Como afirmou Mises: “A repressão pela força bruta é sempre uma confissão da incapacidade de fazer uso das melhores armas do intelecto, porque só elas dão promessa de sucesso final.

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo