fbpx

Escolha da Escola: a melhor opção

Print Friendly, PDF & Email

NCPA*

quadro_negro_LaosTodos os contribuintes financiam as escolas públicas tradicionais, mesmo quando os filhos frequentam escolas particulares que lhes custam mais recursos.

Os pais descontentes com as opções de educação pública oferecidas a seus filhos têm duas escolhas: ou eles se mudam, ou matriculam os filhos na escola particular (pagando ainda mais, portanto, sobre o que já pagam para a educação pública através dos impostos).

Em novo vídeo do Centro Nacional para Análise de Políticas Públicas [NCPA], John Merrifield, pesquisador sênior, explica exatamente por que o sistema de ‘escolha da escola’ beneficia os alunos.

A adoção desse sistema, segundo Merrifield, amplia as opções de escolarização para as famílias que seriam incapazes de pagar pelo ensino particular. As alternativas à escola pública tradicional se tornam mais acessíveis a todos os estudantes porque eles já não estarão limitados a escolher a escola com base unicamente em seu endereço ou na capacidade de pagar mensalidade em escola particular.

De acordo com Merrifield, o atual sistema de alocar crianças em turmas com base apenas na idade e endereço cria desinteresse no aluno porque um grupo tão aleatório de estudantes terá uma ampla gama de interesses e habilidades. É uma situação difícil tanto para os professores quanto para os alunos.

O que os Estados Unidos precisam é de um processo que possa combinar os pontos fortes dos educadores com as necessidades das crianças. Isso é o que o sistema de ‘escolha da escola’ pode fazer.

Merrifield propõe que as escolas sejam moldadas segundo os interesses dos alunos. Como exemplo, sugere uma escola com temática esportiva: os alunos aprenderiam matemática e leitura e escrita tal como fariam em qualquer outra sala de aula, mas com um currículo voltado para os esportes. Ao embalar o produto de uma forma que agrada aos interesses dos alunos, as crianças vão aprender melhor e ficar animadas em ir para a aula todos os dias.

O atual sistema de educação é um desastre para os pobres, diz Merrifield. Com vouchers, créditos fiscais e Caderneta de Poupança Escolar, mais famílias poderão escolher as opções de educação que se adequam melhor às necessidades de seus filhos.

 

* NATIONAL CENTER FOR POLICY ANALYSIS

Artigo na íntegra: John Merrifield, “The Importance of School Choice,” National Center for Policy Analysis, August 6, 2014.

tradução / adaptação: LIGIA FILGUEIRAS

fonte da imagem: Wikipédia

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Ligia Filgueiras

Ligia Filgueiras

Jornalista, Bacharel em Publicidade e Propaganda (UFRJ). Colaboradora do IL desde 1991, atuando em fundraising, marketing, edição de newsletters, do primeiro site e primeiros blogs do IL. Tradutora do IL.

Pular para o conteúdo