fbpx

A confusão entre o público e o privado

Print Friendly, PDF & Email

A miopia do nosso jornalismo é uma das sete pragas que nos mantém no atraso moral, político e econômico em que vivemos. Culpa do nosso sistema educacional que quer que as pessoas não enxerguem a realidade e, por isso, a esconde por trás do véu da desinformação produzido por professores tão ignorantes quanto seus alunos ou muito mal-intencionados.

O véu da desinformação a que eu me refiro se materializa através da perversão no uso dos conceitos ou do processo de desintegração e invalidação da informação, impedindo-a de se transformar em conhecimento. A manipulação das palavras e seu mau uso, involuntário ou deliberado, impede que as pessoas completem o processo cognitivo que nossa racionalidade permite e nossa condição existencial exige.

A manchete desta notícia sugere que pontes construídas pelo governo dispensam dinheiro privado e que o dinheiro utilizado na ponte construída em Nova Roma do Sul não era público.

Existe aqui a confusão entre o que é público e o que é estatal. Todo dinheiro estatal é público. Tornou-se público, porque o estado se adornou do que antes era privado. O dinheiro angariado pela comunidade que se organizou para construir a ponte se tornou público, porque os privados, os indivíduos, particulares ou empresas, contribuíram voluntariamente para que o objetivo comum, construir a ponte, fosse alcançado.

A ponte, que terá uso público, foi construída por administradores, arquitetos, engenheiros, empreiteiros e operários, mas sem a participação do estado.

A diferença entre dinheiro público privado e o dinheiro público estatal é o uso da força. No primeiro, a contribuição é voluntária. No segundo, a contribuição é coercitiva. Só isso já faz com que a ponte existente seja superior à projetada pelo governo. Ela é superior em termos morais e políticos. Provavelmente também em termos econômicos.

A sociedade pode se organizar para criar valor mediante bens públicos sem usar a força uns contra os outros, exatamente aquilo que o governo deveria proteger. O governo, polícia, justiça e forças armadas também deveriam ser financiados voluntariamente por aqueles que querem segurança e justiça.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo