fbpx

Coronavírus e as teorias conspiratórias bizarras

Print Friendly, PDF & Email

Se, de um lado, existem aqueles que consideram que o Coronavírus trará o Armagedom – uma espécie de revanche da Mãe Natureza contra os seus inimigos humanos -, também há, de outro, os apóstolos de sempre das teorias conspiratórias mais bizarras.

Há pouco, recebi de um amigo um vídeo em que um doido enumera razões pelas quais tem certeza de que o Novo Coronavírus é uma criação dos chineses para provocar uma queda acentuada nos preços das commodities e assim baratear a recomposição de seus estoques de matérias primas.

O valente deve ser daqueles que juram de pés juntos que os “imperialistas americanos” provocam guerras no exterior só para vender armas e colocar as mãos em mananciais de petróleo alheios a preço de banana, sem atentar para os custos imensos de uma guerra. Cálculo de custo-benefício, definitivamente, não é o forte dessa gente.

A economia da China está praticamente parada há um mês. As cadeias de suprimento estão interrompidas e a volta à normalidade, depois do vírus, será longa e tortuosa. Os baixos custos das matérias primas nem de longe compensarão a forte recessão que terão de enfrentar no primeiro semestre, já estimada na casa dos trilhões de dólares. Sem falar das inúmeras empresas que irão à falência por falta de capital de giro para bancar a paralisação.

Haja Coronavírus para tanta idiotice…

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo