fbpx

Começa a surgir a sujeira do PT no BNDES

Print Friendly, PDF & Email

Poucos dias após ter assumido o cargo de novo Presidente do BNDES, Gustavo Montezano está cumprindo a determinação do Presidente Bolsonaro de abrir a “caixa preta” dessa entidade.

Montezano já anunciou o escândalo do financiamento de 124 jatinhos EMBRAER, realizado entre 2003 e 2014, com JUROS SUBSIDIADOS que variam entre 2,5 % e 8,7% ao ano e favoreceram políticos, banqueiros, empresários, artistas e advogados, todos eles ligados direta ou indiretamente aos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. A operação “campeã” desse escândalo ficou por conta do empresário Michael Klein, dono das Casas Bahia, que adquiriu financiado um jatinho executivo da Embraer, através do BNDES, por 77,8 milhões de reais.

Nessas operações de escancarado favorecimento a quem não precisava, o banco público teria dispendido a quantia total de 1,9 bilhões de reais, em operações financeiras “casadas” com bancos privados, assumindo  prejuízos estimados em 700 milhões de reais, já que os referidos bancos privados jamais assumiriam qualquer operação com prejuízo, deixando  essa “tarefa” por contado BNDES, que é público.

Ora, como os juros ANUAIS cobrados desses “peixes” dos governos do PT (2,5% a 8,7% ao ano) equivalem ao que é pago pelo “comum-dos-mortais ”, MENSALMENTE, nas suas operações de  empréstimo/crédito/ financiamento é evidente que esses favorecimentos ilícitos a privilegiados têm o “tamanho” da diferença entre um e outro, configurando irregularidades que devem gerar responsabilização, não só criminal, como também cível, correspondente à devolução dos valores desses favorecimentos pelos responsáveis.

O que não resta nenhuma dúvida é que houve CORRUPÇÃO nessas operações ilícitas, tanto ativas, quanto  passivas, que devem ser apuradas pelas autoridades.

Sobre o autor: Sérgio Alves de Oliveira é Advogado e Sociólogo.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo