fbpx

Chega de incentivo!

Print Friendly, PDF & Email

Leio nas folhas que o filme brasileiro “O Candidato Honesto”, estrelado por Leandro Hassum, foi o campeão de bilheteria no fim-de-semana de sua estreia, desbancando produções estrangeiras de peso, como “Maze Runner” e “O Protetor”.

Segundo a mesma fonte, o filme arrecadou perto de R$ 5,5 milhões nos três primeiros dias de exibição.  Nada mau para uma produção orçada em R$ 6 milhões.  Trocando em miúdos, o investimento dos produtores já foi praticamente todo recuperado e, daqui para frente, tudo que vier é lucro, inclusive a venda para a TV, que deverá render uns bons trocados.

Essa bela performance de um filme nacional, a exemplo do que já havia ocorrido com outros campeões de bilheteria tupiniquins, só vem confirmar que películas bem elaboradas e produzidas tendo em vista o gosto do grande público têm grandes chances de se tornarem ótimos investimentos, independentemente de serem feitos aqui ou alhures, de contar ou não com a ajuda de dinheiro público.  Quem gosta de cinema não nutre qualquer preconceito contra filmes nacionais.  Só não nos peçam para assistir a filmes ruins só porque são brasileiros.  Aí, não dá!

Infelizmente, entretanto, o que mais tem por aí é filme brasileiro ruim, produzido não para o gosto do público, mas, muitas vezes, apenas para satisfazer o bolso e o ego de produtores e diretores.  O problema é que o Brasil tem uma legislação de “fomento” às produções nacionais que, no lugar de incentivar a produção de obras voltadas para a satisfação do consumidor, incentiva o rent-seeking.

Por um lado, os chamados “investidores”, que na verdade não passam de meros financiadores, contam com 100% ou mais de incentivo fiscal, o que torna o investimento sem risco, independentemente do retorno da bilheteria.  Como bem resumiu Marcelo Ikeda, numa ótima análise sobre o tema, as decisões de patrocínio baseiam-se num conceito de marketing cultural, ou ainda, nas escolhas dos diretores de marketing das empresas, voltadas para fatores que não são necessariamente mercadológicos.  Como a dedução fiscal do patrocinador é integral, não existe risco para os investidores e o incentivo fiscal – pago, evidentemente, com dinheiro dos contribuintes – passou a ser o fator preponderante na decisão das empresas, em detrimento da expectativa de retorno comercial.  Além disso, produtores e diretores bem relacionados têm enorme facilidade para captar recursos junto a empresas públicas.  Não por acaso, Petrobras e Eletrobras são, disparado, as maiores patrocinadoras do cinema nacional.

Se para os “investidores” a coisa é muito conveniente, para os produtores não é diferente.  Segundo Ikeda, “Como os filmes “se pagavam” simplesmente em seu próprio processo de produção, e não mediante a sua circulação no mercado, a orientação primeira dos produtores foi a sua viabilização financeira: ou seja, é como se, ao invés de serem “orientados para o mercado”, os projetos fossem essencialmente “orientados para a captação”. Ou ainda, mais importante que realizar um filme “que caia no gosto do público”, é montar um projeto “que caia no gosto dos investidores”.

“A primeira consequência desse modelo de captação é o desestímulo à economia de custos de produção, levando ao aumento dos orçamentos. O custo de cada projeto passava a ser definido exclusivamente por sua viabilidade de captação, e não por uma estratégia comercial de recuperação dos custos por ocasião de seu lançamento no mercado.

Mais recentemente, o governo, cedendo ao fortíssimo lobby dos artistas, introduziu mais um incentivo às produções de baixa qualidade e pouco apelo de público, quando, a exemplo do que já ocorria com as salas de cinema, obrigou as TVs a cabo de todo país a exibir um percentual mínimo de produções brasileiras.

Como bem sabem os bons economistas, se você quiser encarecer e piorar a qualidade de qualquer produto ou serviço, crie reservas de mercado para eles. Não tem erro.  Nesse ambiente, temo que campeões de bilheteria, como “O Candidato Honesto”, continuem raros, infelizmente.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo