fbpx

Bulgária: quinto dia de protestos contra o governo

Print Friendly, PDF & Email

 NOVINITE*

Bulgaria: 5º dia de protestos

Pelo quinto dia consecutivo, milhares de búlgaros se reuniram em frente ao prédio do Conselho de Ministros em Sófia para exigir a renúncia do governo socialista liderado pelo primeiro-ministro Plamen Oresharski.

O número de participantes no quinto dia de manifestações em Sófia caiu para cerca de 7.000, de acordo com relatórios do Ministério do Interior, citado pelo jornal Sega. As pessoas estão mais uma vez agitando bandeiras búlgaras, levando cartazes e gritando “Máfia” e “Açoite Vermelho”.

A polícia deteve nove pessoas desde o início do comício de terça-feira com receio de comportamento violento. Ela declarou ter tomado todas as medidas para garantir uma manifestação pacífica.

A série de protestos em massa na Bulgária começou com a polêmica sobre a nomeação de Delyan Peevski, o magnata da mídia e Membro do Parlamento pelo partido turco Movimento pelos Direitos e Liberdades, como Presidente da Agência Estatal para a Segurança Nacional (DANS).

O ato, considerado escandaloso, levou milhares de búlgaros a tomar as ruas pedindo a renúncia do governo e a mudança do modelo político corrupto.

O Parlamento da Bulgária discute nesta quarta se irá anular a decisão sobre a nomeação de Peevski.

* Reproduzido pelo informativo Platform for Global Challenges [PGC]. İstanbul Bilgi Üniversitesi

 

FONTE DA IMAGEM: PGC / NOVINITE
TRADUÇÃO / EDIÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo