fbpx

Até quando o BACEN vai dizer que não sabia?

Print Friendly, PDF & Email

ADOLFO SACHSIDA *

No dia 09 de setembro de 2013 escrevi que era absurda a crença do Banco Central de que a política fiscal caminhava para um patamar de neutralidade. Parece que o BACEN age como a falsa moralista da piada, que olha para o marginal e diz: “Você SÓ tem duas horas para tirar sua mão daí….”. Incansáveis sinais de que a política fiscal é expansionista não são suficientes para acordar o BACEN, que parece dizer “você SÓ tem mais 2 anos para parar com isso…”.

Adivinhem o que aconteceu??? O óbvio: em agosto o setor público teve o primeiro déficit primário da história!!! E adivinhem??? O resultado de setembro será similar ao de agosto!!! Até quando o BACEN continuará exclando: “criam-se condições para que, no horizonte relevante para a política monetária, o balanço do setor público se desloque para a zona de neutralidade”????

Para não ficar apenas nisso, deixa eu lembrá-los do que disse em 28 de agosto de 2013: Já já o governo vai dizer que a queda na Dívida Líquida é sinal de austeridade fiscal!!! Como eu lembrava aos leitores, a desvalorização cambial MELHORARIA a relação dívida/PIB no Brasil (isso porque o Brasil tem um volume elevado de reservas internacionais). E não é que no final das matérias sobre o mau desempenho das contas públicas de agosto aparece lá que a relação divída/PIB caiu!!!!! Claro que caiu!!! Mas caiu por causa de um evento externo (desvalorização cambial) e não por causa da austeridade fiscal do governo!!!!

E agora BACEN??? O que vocês irão escrever na próxima ata do COPOM??? Vão continuar dizendo que a política fiscal tende para a neutralidade ou vão vestir as calças e agir como homens??? Vocês tem uma responsabiidade para com o país, como cidadão demando que honrem os cargos que ocupam, ou então tenham a dignidade de irem embora.

* ECONOMISTA NO IPEA

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo