fbpx

Linha Amarela: assim caminha o capitalismo tupiniquim

Print Friendly, PDF & Email

 

Uma matéria publicada no último domingo pelo jornal O Globo demonstra, em cores vivas e de forma cristalina, a mentalidade anticapitalista de aversão ao lucro privado, bem como a mais completa ignorância econômica dos nossos políticos e governantes.

Segundo aquele jornal, a Linha Amarela, uma via urbana com pedágio no Rio de Janeiro, que liga Jacarepaguá à Ilha do Fundão, embora inaugurada há apenas 18 anos, já se encontra próxima da saturação. Ainda segundo a matéria, “com tantos carros circulando por seus 20 quilômetros, a margem líquida de lucro da Lamsa (concessionária da via) é bem superior a da média do setor” (36,7% contra 15,2%, segundo cálculos de economistas do Ibemec).

A notícia informa também que “diante dessa explosão de veículos, a prefeitura iniciou uma negociação com a empresa para rever o contrato. O secretário especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas do município, Jorge Arraes, espera concluir em setembro os termos de um acordo, que poderá fixar um valor de outorga a ser pago à prefeitura (…) ou reduzir a tarifa”.

Já a vereadora Tereza Bergher (PSDB) decidiu encaminhar uma representação ao Ministério Público, pedindo que o contrato seja investigado. Numa declaração para lá de tautológica, mas dita em tom professoral, a demagoga, digo, vereadora disse: “A empresa vem tendo uma margem de lucro muito alta, e quem paga é o cidadão”.  No mesmo diapasão, o vereador Eduardo Moura (PSC), pediu à Câmara Municipal o reexame de um projeto de lei, de sua autoria, que determina o fim do pedágio duplo para carros e motos que transitarem por vias municipais no período de duas horas.

Ora, o contrato de concessão firmado entre a prefeitura e a empresa concessionária foi resultado de um processo licitatório do qual participaram outras empresas interessadas.  Se o processo foi transparente, como se espera que tenha sido, as condições de tráfego de outrora, assim como as previsões de aumento da demanda eram do conhecimento de todos e, principalmente, da autoridade concedente.  Pretender rever o contrato, nessa altura do campeonato, é não só uma manifestação de “olho gordo” nos lucros alheios, mas principalmente uma demonstração emblemática da enorme insegurança jurídica vigente no Brasil atualmente.

Por outro lado, reduzir o preço cobrado pelo pedágio, no momento em que a via está prestes a atingir a saturação, só contribuirá para piorar o que já está ruim.  Se, com a atual tarifa, a demanda já é maior do que o desejável, imagine se for reduzida, como pretendem os políticos e os burocratas da Cidade Maravilhosa.

Em qualquer lugar do mundo civilizado, em que as autoridades detêm um mínimo de conhecimento econômico, uma das formas de aliviar o tráfego em regiões saturadas é a cobrança de pedágios, muitas vezes caros.  É assim, por exemplo, em Londres, onde a cobrança de pedágio urbano já conta mais de dez anos.

A própria matéria do Globo traz depoimentos de usuários que atestam o incentivo que a cobrança do pedágio produz sobre eles. “Avalio o custo/benefício. Se a diferença de tempo for de até dez minutos, vou pela Zona Sul em vez da Linha Amarela, para não pagar pedágio” — diz o engenheiro civil Eduardo Marinho, de 50 anos, usuário do aplicativo Waze, que mora na Barra e trabalha no Fundão.

Porém, mais interessante ainda é o fato de esse mesmo usuário, numa manifestação inequívoca do duplipensar owrelliano, estar “na torcida” pela redução da tarifa, sem se dar conta de que isso provavelmente fará com que ele tenha de abrir mão daquela opção permanentemente, pois os congestionamentos na via serão tão maiores que o tempo de viagem ficará impraticável.  Certamente, não fez as contas para saber se o custo de combustível extra do trajeto mais longo, via Zona Sul, ou dos engarrafamentos constantes na própria Linha Amarela, realmente compensaria a redução da tarifa do pedágio.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Um comentário em “Linha Amarela: assim caminha o capitalismo tupiniquim

  • Avatar
    02/09/2015 em 9:26 pm
    Permalink

    Se fosse um livre mercado e não uma concessão seria justa a avaliação que o autor do texto fez, porém como trata-se de uma concessão pública, que tem como interesse satisfazer o interesse público em detrimento de maior retorno para o concessionário, desde que isso não afete o seu funcionamento, não é correto sugerir o que foi sugerido.

    Sou contra as concessões, e contra as rodovias estatais, por mim todas deveriam ser privadas, mas já que esta não é a realidade fica inviável defender o que está sendo demonstrado pela matéria do jornal o globo, até por que a crítica não é contra o sistema de lucros capitalista e sim às margens de lucro oferecidas à quem detém um monopólio estatal, isso não tem nada de capitalismo, é corporativismo, desta forma acho inclusive estranho o Instituto Liberal defender as margens de lucro advindos de um mercado regulado, se ele estivesse em um cenário de competição sua margem de lucro alta atrairia novos competidores e assim elas se equilibrariam e regulariam pela oferta e demanda, mas como o quadro não é esse acho melhor revisar a opinião, pois estão indo contra a população em geral, não só por defender margens além da média num mercado protegido, mas por defender as concessões.

    PS: Se há congestionamentos e a margem de lucro está ótima, seria interessante licitar a construção de uma nova rodovia para atender a demanda.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo