fbpx

Agonistas da Austeridade

Print Friendly, PDF & Email

VERONIQUE DE RUGY*

Um dos principais dispositivos de sinalização para os investidores internacionais é o comportamento do governo quando está sob pressão financeira – como ele equilibra as necessidades de seus devedores com a dos destinatários de seus programas benemerentes. Anúncios de contenção de gastos e aumento de impostos dizem aos investidores que um país está disposto a grandes sacrifícios para não deixar de cumprir com suas obrigações de devedor.

Se o governo, ao contrário, dá preferência à manutenção de programas benemerentes e à criação de empregos públicos, os investidores entendem como provável que o governo não irá honrar suas obrigações, e evitarão os títulos desse governo. É o que afirma Veronique de Rugy, especialista sênior do Mercatus Center da Universidade George Mason.

A noção de que a austeridade é ruim e o estímulo é bom se baseia na teoria keynesiana de que se o governo gasta bastante, o dinheiro gasto contribuirá para o crescimento econômico. Esse suposto aumento do produto interno bruto é o que os economistas chamam de “efeito multiplicador”. É uma bela história, mas, como a maioria dos contos de fada, não se baseia na realidade, afirma Rugy.

  • Num trabalho publicado pelo Mercatus Center da Universidade George Mason, os economistas Robert Barro e Charles Redlick mostraram que, no melhor dos cenários, um dólar gasto pelo governo produz muito menos do que um dólar investido no crescimento econômico – entre 40 e 70 centavos de dólar.
  • Barro e Redlick também observaram o impacto econômico do aumento de impostos para o custeio do aumento nos gastos públicos. Descobriram que para cada dólar aplicado em gastos financiados por impostos, a economia, na realidade, se retrai em torno de US$1.10.
  • Em outras palavras, a elevação dos gastos públicos a ser financiada com o aumento de impostos causa danos à economia.

A compreensível tentação de se agir em tempo de recessão não deve levar os legisladores a optarem por soluções improdutivas. Agora é hora de conter os gastos, não importa o que digam certos economistas americanos, alerta de Rugy.

Fonte: Veronique de Rugy, “Austerity agonistes: why left-wing economists’ warnings against austerity programs are wrong,” Reason Magazine, October 2010.

Texto na íntegra [em inglês]:

http://www.thefreelibrary.com/Austerity+agonistes%3A+why+left-wing+economists’+warnings+against…-a0236332418

Estudo:

http://www.nber.org/papers/w15369.pdf

*O texto é uma síntese do artigo de Veronique de Rugy, preparada pelo NCPA.

Tradução: LIGIA FILGUEIRAS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo