fbpx

A sabedoria de Thomas Paine

O político e intelectual britânico Thomas Paine nasceu no dia 9 de fevereiro de 1737, e morreu em Nova Iorque em 8 de junho de 1809. É considerado um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos. Confira algumas lições do aniversariante do dia:

“Um grupo de homens que não prestam contas a ninguém não deve merecer a confiança de ninguém.”

“Aqueles que esperam colher as bênçãos da liberdade devem, como os outros homens, sofrer o fardo de apoiá-la.”

“É apenas o erro, e não a verdade, que se esquiva da investigação.”

“As maiores tiranias são sempre perpetuadas em nome das causas mais nobres.”

“Existem duas classes distintas de homens – aqueles que pagam impostos e aqueles que recebem e vivem de impostos.”

“A força e o poder do despotismo consistem totalmente no medo da resistência.”

“O governo, mesmo em seu melhor estado, é apenas um mal necessário; em seu pior estado, é intolerável.”

“Eu sempre apoiei vigorosamente o direito de cada homem a sua própria opinião, por mais diferente que essa opinião possa ser da minha. Aquele que nega ao outro este direito, se faz escravo de sua opinião atual, porque se opõe ao direito de mudá-la.”

“Nós depositamos uma confiança imprudente em qualquer governo, ou em qualquer homem, quando os investimos oficialmente com muito (ou com uma quantidade desnecessária de) poder discricionário.”

“Uma constituição define e limita os poderes do governo. Segue-se, portanto, como resultado natural e também lógico, que o exercício governamental de qualquer poder não autorizado pela constituição é um poder presumido e, portanto, ilegal.”

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.