fbpx

A sabedoria de Milton Friedman

Print Friendly, PDF & Email

A homenagem de hoje é a um gigante de um metro e sessenta: Milton Friedman (31/07/1912 – 16/11/2006). Friedman foi um dos maiores economistas do século XX. Seus argumentos em defesa da liberdade em geral e do livre mercado em particular não eram apenas intelectualmente poderosos; eram externados com perspicácia, fina ironia e, acima de tudo, respeito aos interlocutores. Embora fosse um obstinado defensor da liberdade, Friedman era um modelo de cordialidade, dotado de uma nobreza tal que, não raro, deixava sem palavras os seus adversários.

“Uma sociedade que coloca a igualdade – no sentido de igualdade de resultados – à frente da liberdade não terá nem igualdade nem liberdade. O uso da força para alcançar a igualdade destruirá a liberdade, e a força, introduzida para bons propósitos, acabará nas mãos de pessoas que a usarão para promover seus próprios interesses.”

“A noção essencial de uma sociedade capitalista … é a cooperação voluntária, a troca voluntária. A noção essencial de uma sociedade socialista é a força.”

“A maioria das falácias econômicas deriva da tendência de presumir que existe uma torta fixa, e que uma parte só pode ganhar à custa de outra.”

“Se você paga às pessoas para não trabalharem e as tributa quando o fazem, não se surpreenda se você aumentar o desemprego.”

“O governo tem três funções principais. Deve providenciar a defesa militar da nação. Deve fazer cumprir contratos entre indivíduos. Deve proteger os cidadãos de crimes contra eles próprios ou seus bens.”

“Quando o governo – em nome de boas intenções – tenta reorganizar a economia, legislar a moralidade ou proteger interesses especiais, o resultado é a ineficiência, a falta de motivação e a perda de liberdade. O governo deve ser um árbitro, não um jogador ativo.”

“Subjacente à maioria dos argumentos contra o livre mercado, está a falta de crença na própria liberdade.”

“Se você colocar o governo federal para gerir o deserto do Saara, em 5 anos haverá escassez de areia.”

“A sociedade não tem valores. As pessoas têm valores.”

“Um dos grandes erros é julgar políticas e programas por suas intenções e não por seus resultados.”

“O mundo funciona através de indivíduos que buscam seus próprios interesses. As grandes conquistas da civilização não vieram de agências governamentais. Einstein não construiu sua teoria sob a ordem de um burocrata. Henry Ford não revolucionou a indústria automobilística dessa maneira.”

“Existe uma e apenas uma responsabilidade dos negócios: usar seus recursos e participar de atividades destinadas a aumentar seus lucros, desde que permaneçam dentro das regras do jogo.”

“A grande virtude de um sistema de livre mercado é que nele ninguém se importa com a cor das pessoas; Não se importa com a religião delas; Só o que importa é se elas podem produzir algo que você deseja comprar. É o sistema mais eficaz que descobrimos para permitir que pessoas que se odeiam se entendam e se ajudem mutuamente.”

“Quando um homem gasta seu próprio dinheiro para comprar algo para si mesmo, ele é muito cuidadoso com o quanto ele gasta e com o que ele gasta. Quando um homem gasta seu próprio dinheiro para comprar algo para outra pessoa, ele ainda é muito cuidadoso com o quanto gasta, mas um pouco menos com o que ele gasta. Quando um homem gasta o dinheiro de outra pessoa para comprar algo para si mesmo, ele é muito cuidadoso com o que ele compra, mas não se importa com o quanto ele gasta. E quando um homem gasta o dinheiro de outra pessoa com outra pessoa, ele não se importa com o quanto ele gasta ou em que ele gasta. Os dois últimos exemplos resumem os gastos do governo.”

“O fato central mais importante sobre um mercado livre é que nenhuma troca ocorre, a menos que ambas as partes se beneficiem.”

“Eu não acredito que a solução para o nosso problema seja simplesmente eleger as pessoas certas. O importante é estabelecer um clima político de opinião que torne politicamente lucrativo para as pessoas erradas fazer a coisa certa.”

“Muitas pessoas querem que o governo proteja o consumidor. Um problema muito mais urgente é proteger o consumidor do governo.”

“Ninguém gasta o dinheiro de outra pessoa tão cuidadosamente quanto gasta o seu. Então, se você quer eficiência e eficácia, se quiser que o conhecimento seja utilizado corretamente, você deve fazê-lo por meio da propriedade privada.”

“A liberdade política significa ausência de coerção de um homem por seus semelhantes. A ameaça fundamental à liberdade é o poder de coagir, seja nas mãos de um monarca, um ditador, uma oligarquia ou uma maioria momentânea. A preservação da liberdade exige a eliminação de tal poder na maior extensão possível, além da dispersão e distribuição de todo poder que não possa ser eliminado.”

“Uma lei de salário mínimo é, na realidade, uma lei que torna ilegal o empregador contratar uma pessoa com habilidades limitadas.”

“Um dos grandes erros é julgar políticas e programas por suas intenções, em vez de seus resultados.”

“A inflação é a única forma de tributação que pode ser imposta sem legislação.”

“Um dos papéis da proibição é tornar o mercado de drogas mais lucrativo.”

“O problema neste mundo é evitar a concentração de poder – devemos ter uma dispersão de poder.”

“O que torna a [economia] mais fascinante é que seus princípios fundamentais são tão simples que podem ser escritos em uma página, que qualquer um pode entendê-los e, no entanto, poucos o fazem.”

“Os sindicatos podem ser bons para os sindicalistas ou para as pessoas que estão empregadas, mas não faz nada pelas pessoas que estão desempregadas.”

“O papel apropriado do governo é exatamente o que John Stuart Mill propôs em meados do século XIX… O papel apropriado do governo é proteger os indivíduos uns dos outros. O governo, ele disse, não tem o direito de interferir com um indivíduo para o bem desse indivíduo.”

“Eu diria que, neste mundo, a maior fonte de desigualdade tem sido os privilégios especiais concedidos pelo governo.”

“Nada é tão permanente quanto um programa de governo temporário.”

“Temos um sistema que cada vez mais tributa o trabalho e subsidia o não trabalho.”

“As drogas são uma tragédia para os adictos. Mas criminalizar seu uso converte essa tragédia em um desastre para a sociedade, para usuários e não usuários. Nossa experiência com a proibição de drogas é uma repetição da nossa experiência com a proibição de bebidas alcoólicas.”

“Eu sou favor de reduzir impostos sob qualquer circunstância, qualquer pretexto ou motivo, e sempre que possível.”

“Para o homem livre, o país é a coleção de indivíduos que o compõe, não algo além e acima deles. Ele se orgulha de uma herança comum e é fiel às tradições comuns. Mas ele considera o governo como um meio, uma ferramenta, não uma entidade concedente de favores e presentes, nem um senhor ou um deus a ser adorado e servido cegamente.”

“A combinação do poder econômico e político nas mesmas mãos é a receita certa para a tirania.”

“Fundamentalmente, existem apenas duas formas de coordenar as atividades econômicas de milhões de indivíduos. Uma é direção centralizada, envolvendo o uso da coerção – a técnica da força e do estado totalitário moderno. A outra é a cooperação voluntária dos indivíduos – a técnica do mercado.”

“A solução do governo para um problema geralmente é tão ruim quanto o problema.”

“Com algumas exceções notáveis, os empresários favorecem a livre iniciativa em geral, mas se opõem a ela quando se trata de si mesmos.”

“Sou a favor da legalização das drogas. De acordo com meus valores, se as pessoas querem se matar, eles têm todo o direito de fazê-lo. A maior parte do dano que vem das drogas é porque elas são ilegais.”

“Penso que uma das principais razões pelas quais os intelectuais tendem a se mover para o coletivismo é que a resposta coletivista é simples. Se houver algo errado, passe uma lei e faça algo sobre isso.”

“A história sugere que o capitalismo é uma condição necessária para a liberdade política. Claramente, não é uma condição suficiente.”

“Mesmo o ambientalista mais radical não quer eliminar a poluição. Se ele pensa sobre isso – e não apenas fala sobre isso -, ele quer limitar a poluição a uma certa quantidade. Nós não podemos realmente nos dar ao luxo de eliminá-la – não sem abandonar todos os benefícios da tecnologia que não só desfrutamos, mas de que dependemos.”

“A visão chave da Riqueza das Nações de Adam Smith é bastante simples: se uma troca entre duas partes é voluntária, isso não ocorrerá a não ser que ambas as partes acreditem que se beneficiarão disso.”

“A Grande Depressão, como a maioria dos outros períodos de desemprego severo, foi produzida pela má gestão do governo e não por qualquer instabilidade inerente da economia privada.”

“Se a liberdade não fosse tão economicamente eficiente, certamente não teria chance.”

“A inflação é sempre e em todos os lugares um fenômeno monetário, no sentido de que é e pode ser produzida apenas por um aumento mais rápido da quantidade de dinheiro do que da produção. … Uma taxa constante de crescimento monetário em um nível moderado pode fornecer um quadro sob o qual um país pode ter pouca inflação e muito crescimento. Não produzirá a estabilidade perfeita; Não produzirá o céu na terra; Mas pode contribuir de forma importante para uma sociedade econômica estável.”

“Somente o governo pode pegar um papel perfeitamente bom, cobri-lo com tinta perfeitamente boa e tornar a combinação sem valor.”

“Como vivemos em uma sociedade em grande parte livre, tendemos a esquecer o quão limitado é o período de tempo e a parte do globo para o qual existe alguma coisa como liberdade política: o estado típico da humanidade é a tirania, a servidão e a miséria.”

“Existem limites severos para o bem que o governo pode fazer pela economia, mas quase não há limites para os danos que pode causar.”

“A Grande Depressão nos Estados Unidos foi causada – e não digo apenas causada, foi enormemente intensificada e muito pior do que teria sido pela má política monetária.”

“A grande virtude da livre iniciativa é obrigar as empresas existentes a atenderem as demandas do mercado de forma contínua, produzindo produtos que atendam aos gostos dos consumidores com o menor custo possível, sob o risco de serem eliminadas pelo mercado. É um sistema de lucros e perdas. Naturalmente, as empresas existentes geralmente preferirão vencer a concorrência de outras maneiras. É por isso que a comunidade empresarial, apesar de sua retórica, sempre foi uma grande inimiga do verdadeiro livre mercado.”

“Reduzir os gastos e a intervenção do governo na economia quase certamente implicará uma perda imediata de curto prazo para poucos, e um ganho de longo prazo para todos.”

“Como é que pessoas pensantes podem acreditar que o governo – que não consegue gerir decentemente nem uma empresa de correio – possa fornecer gasolina e energia mais eficientemente do que a Exxon, a Mobil, a Texaco, a Gulf e outras?”

“Todo o progresso que os EUA fizeram nos últimos dois séculos veio do desemprego. Veio de descobrir como produzir mais bens com menos trabalhadores, liberando assim o trabalho para ser mais produtivo em outras áreas. Não aconteceu através do desemprego permanente, mas do desemprego temporário, no processo contínuo de transferir pessoas de uma área para outra.”

Uma das razões pelas quais eu sou a favor de menos governo é porque, quanto mais governo tivermos, mais as grandes corporações irão assumi-lo.

“Quando todos possuem algo, ninguém é dono e ninguém tem interesse direto em manter ou melhorar sua condição. É por isso que os edifícios da União Soviética – como as moradias públicas nos Estados Unidos – parecem decrépitos em um ano ou dois de sua construção.”

“Líderes políticos nos países capitalistas, que comemoraram o colapso do socialismo em outros países, continuam favorecendo soluções socialistas em seus próprios países. Eles conhecem as letras, mas não aprenderam a música.”

“Eu diria que, neste mundo, a maior fonte de desigualdade têm sido os privilégios especiais concedidos pelo governo.”

“Toda pessoa deve ser livre para fazer o bem a suas próprias custas.”

“É um problema moral que o governo esteja transformando em criminosos pessoas que podem estar fazendo algo que você e eu não aprovamos, mas que estão fazendo algo que não machuca ninguém.”

“Os benefícios de uma tarifa são visíveis. Os sindicalistas podem ver que estão “protegidos”. O dano que uma tarifa faz é invisível. Está espalhado amplamente. Há pessoas que não têm empregos por causa de tarifas, mas não sabem disso.”

“O socialismo, no sentido tradicional, significava a propriedade do governo e a operação dos meios de produção. Fora da Coreia do Norte e alguns outros lugares, ninguém no mundo hoje definiria o socialismo dessa maneira. Isso nunca vai voltar.”

“As organizações de empresários mais amplas e influentes sempre agiram para minar a base do sistema de livre mercado que pretendem representar e defender.”

“Em um sistema burocrático, o trabalho inútil elimina o trabalho útil.”

“A palavra “livre” é usada três vezes na Declaração da Independência e uma vez na Primeira Emenda da Constituição, junto com “liberdade”. A palavra “justo” não é usada em nenhum dos nossos documentos fundadores.”

“O poder concentrado não se torna inofensivo pelas boas intenções daqueles que o criam.”

“O poder de fazer o bem também é o poder de causar dano.”

“Uma das razões pelas quais sou a favor de menos governo é porque quando você tem mais governo, os grandes industriais assumem o controle.”

“O licenciamento de comércio quase inevitavelmente se torna uma ferramenta nas mãos de um grupo de produtores especiais, para manter uma posição de monopólio às custas do resto do público. Não há como evitar esse resultado.”

“A preservação da liberdade, não a promoção da eficiência, é a principal justificativa para a propriedade privada. A eficiência é um subproduto feliz, embora não acidental, e um subproduto muito importante porque a liberdade não poderia ter sobrevivido se também não tivesse produzido riqueza.”

“Eu digo graças a Deus pelo desperdício do governo. Se o governo está fazendo coisas ruins, é apenas o desperdício que impede que o dano seja maior.”

“Se, em vez de olhar para a renda, você olha para os níveis de consumo, alguma coisa se torna mais igual. A fração de famílias que tem uma máquina de lavar louça, que tem uma máquina de costura, que tem um aparelho de televisão. Em relação ao consumo, é muito difícil evitar a visão de que as pessoas estão se tornando mais iguais do que mais desiguais.”

“O sistema de preços funciona tão bem, tão eficientemente, que não nos damos conta disso na maior parte do tempo.”

“Em todos os lugares e em todos os momentos, o progresso econômico tem significado muito mais para os pobres do que para os ricos.”

“Eu acredito que a estabilidade monetária é um elemento absolutamente crítico no funcionamento satisfatório de um sistema.”

“O peso do governo não é medido pelo quanto ele cobra, mas pelo quanto gasta.”

“A mão invisível na política opera na direção oposta à mão invisível do mercado.”

“Os economistas podem não saber muito. Mas conhecemos uma coisa muito bem: como produzir excedentes e escassez. Você quer um excedente? O governo legisla um preço mínimo acima do preço que, de outra forma, prevaleceria. É o que fizemos em um momento ou outro para produzir excedentes de trigo, de açúcar, de manteiga, de muitas outras commodities. Você quer escassez? O governo legisla um preço máximo, abaixo do preço que de outra forma prevaleceria.”

“A grande virtude da livre iniciativa é que ela força as empresas existentes a atenderem continuamente ao teste do mercado, a fim de produzir produtos que atendam às demandas dos consumidores com o menor custo possível, ou então serão expulsos do mercado. É um sistema de ganhos e perdas. Naturalmente, as empresas existentes geralmente preferem impedir a concorrência de outras formas. É por isso que a comunidade empresarial, apesar de sua retórica, tem sido, com muita frequência, um grande inimigo da iniciativa verdadeiramente livre.”

“A principal base para a minha oposição à proibição da maconha não foi o fato de que isso não funcionou, o fato de ter produzido muito mais mal do que bem – foi principalmente por uma razão moral: acho que o estado tem tanto direito de me dizer o que colocar na minha boca, quanto tem para me dizer o que dela pode sair.”

“O estado de direito não garante a liberdade, uma vez que a lei geral e os decretos pessoais podem ser tirânicos. Mas a confiança crescente no estado de direito claramente desempenhou um papel importante na transformação da sociedade ocidental, de um mundo em que o cidadão comum estava literalmente sujeito à vontade arbitrária de seu mestre, para um mundo em que o cidadão comum pudesse considerar-se seu próprio mestre.”

“Não me preocupa nem um pouco que a China e o Japão tenham tanta dívida dos EUA. De certa forma, parece tolo que eles façam isso, porque obtêm retornos menores do que em outros lugares. Mas isso é problema deles.”

“O coração da filosofia liberal é a crença na dignidade do indivíduo, em sua liberdade de aproveitar ao máximo suas capacidades e oportunidades de acordo com suas próprias luzes.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo