fbpx

A revitalização dos Centros

Print Friendly, PDF & Email

 ARTHUR CHAGAS DINIZ*

Tem sido noticiado, com uma certa frequência, a queda de imóveis vazios e deteriorados em regiões muito próximas do Centro do Rio de Janeiro. Esses imóveis estão desocupados, há muito tempo, e absolutamente abandonados por seus proprietários e descuidados pelos alcaides. Por sorte, ainda não houve vítimas, mas, a continuar assim, é apenas uma questão de tempo.

A migração de pessoas com baixa renda para lugares muito distantes dos mercados de trabalho é uma das síndromes mais importantes de uma cidade que cresce verticalmente. Casas e pequenos prédios abandonados constituem um risco para a população vizinha e um desafio às autoridades.

Qualificar os donos e exigir que, no mínimo, mantenham condições de segurança nesses imóveis, através de um sistema de benefícios/punições parece ser um caminho viável, até porque são terrenos e edificações em áreas já servidas de esgoto, água, luz e telefonia. Alguns desses imóveis são, inclusive, característicos de um padrão de arquitetura colonial existente em um grande número de cidades interioranas. Por que não transformar o ônus em bônus?

 

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

Ref. imagem: Blog da Associação de Moradores de Copacabana


 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo