fbpx

Gordon Tullock

Print Friendly, PDF & Email

Autores Liberais – Gordon Tullock:

Tullock.jpgHá vários anos que o nome de Gordon Tullock vem sendo mencionado como provável ganhador do Prêmio Nobel de Economia. E com justiça, pois esse professor de Direito e Economia da Universidade George Mason, em Virgínia, Estados Unidos, proporcionou grandes contribuições para as ciências econômicas.

Biografia

Gordon Tullock nasceu em Rockford, no Estado de Illinois, em 16 de fevereiro de 1922. Foi criado no seio de uma família conservadora do Meio-Oeste americano, sendo assim natural que ingressasse na Universidade de Chicago, onde optou pelo curso de Direito. Seus estudos, entretanto, foram interrompidos devido à II Guerra Mundial. Tullock integrou um dos batalhões de infantaria que desembarcaram na Normandia no Dia D. De volta aos Estados Unidos, concluiu seus estudos, recebendo o doutorado em Direito, em 1947.

Carreira

Nesse mesmo ano foi admitido, por concurso, no serviço diplomático norte-americano, sendo designado para o consulado de Tientsin, na China. Na condição de vice-cônsul, assistiu à tomada do poder pelos comunistas chineses em 1948. Retornou aos Estados Unidos a fim de se dedicar ao estudo do chinês nas universidades Yale e Cornell.

Tullock e as idéias liberais

Foi nesse período que Tullock leu “Ação Humana”, de Ludwig von Mises. Depois de Henry Simons, professor da Universidade de Chicago, von Mises foi a segunda grande influência na formação do pensamento econômico de Tullock. Ele usaria amplamente a metodologia misiana no seu primeiro livro sobre burocracia (“The Politics of Bureaucracy”).

O encontro com Popper e Buchanan

Seu interesse pelo Extremo-Oriente o levou a nova posição diplomática, dessa vez em Hong-Kong. Mas sua carreira no Departamento de Estado não foi longa: em 1956 ele demitiu-se e retornou aos Estados Unidos, mas sem pensar numa carreira acadêmica. Nesta fase ele coincidentemente conheceu Karl Popper, com quem trabalhou durante um período de quatro meses, na elaboração e revisão do livro que este escrevia sobre o método científico. Em 1958, Tullock recebeu uma bolsa de estudos para um pós-doutorado na Universidade de Virgínia, onde veio a conhecer James Buchanan, economista com quem desenvolveria vários projetos, sendo que o mais importante resultou na publicação da obra “The Calculus of Consent: Logical Foundations of Constitutional Democracy”, em 1962. A co-autoria nessa obra o credenciou como fundador da teoria econômica que veio a ser conhecida por “public choice” e que renderia o Prêmio Nobel a seu colega James Buchanan.

O “rent seeking

Nos anos 80, Tullock passou a lecionar Direito e Economia na Universidade George Mason, em Virgínia. Então, ele já havia produzido uma extensa literatura econômica, destacando-se os estudos sobre “public choice”, burocracia e metodologia nas ciências econômicas. Entre as contribuições mais relevantes e originais de Gordon Tullock destaca-se a análise daquilo por ele denominado de “rent seeking”. Realmente, a partir de um ensaio publicado em 1967, Tullock iria examinar as conseqüências econômicas de vantagens obtidas por pessoas ou empresas através do Estado. Essas vantagens podem consistir em recursos diretamente dos cofres públicos ou, então, na concessão de privilégios legais (por exemplo, proteção alfandegária) ou de vantagens legais à custa de agentes privados. Todas essas situações têm um impacto social negativo e representam atividades denominadas de “rent seeking”.

Como muitas vezes (ou quase sempre) os “rent seekers”, ou seja, aqueles que buscam alguma forma de parasitismo econômico, alegam que a sua busca trará benefícios para a sociedade, é muito importante conhecer seu comportamento e as conseqüências danosas para o restante dos indivíduos. Infelizmente, os problemas que o “rent seeking” ocasiona numa sociedade como a brasileira ainda são bastante desconhecidos, até porque estudos como o do professor Gordon Tullock não se encontram disseminados sequer nos meios acadêmicos.

Na medida que aumenta o números de parasitas econômicos (que podem se beneficiar diretamente do Tesouro ou, então, com privilégios e vantagens garantidas pelo Estado), também cresce a necessidade de recursos para financiar o poder público. Esta é a principal causa da crescente carga tributária e ingerência do Estado na vida econômica dos indivíduos.

Por isso, a leitura da extensa e profunda obra do professor Gordon Tullock reveste-se de uma importância crucial para se compreender a realidade econômica brasileira. Ele é um dos melhores representantes da escola do “public choice” que, junto com a escola de Chicago e a Austríaca, formam os pilares do moderno pensamento econômico liberal.

Bibliografia – Biblioteca Ludwig von Mises (IL)

Série “The Selected Works of Gordon Tullock”.

Títulos:

v.1 – Virginia Political Economy
v.2 – The Calculus of Consent
v.3 – The Organization of Inquiry
v.4 – The Economics of Politics
v.5 – The Rent-Seeking Society
v.6 – Bureaucracy
v.7 – The Economics and Politics of Wealth Redistribution
v.8 – The Social Dilemma: Of Autocracy, Revolution, Coup d’Etat, and War
v.9 – Law and Economics
v.10 – Economics without Frontiers

Livros:

– TULLOCK, Gordon. The new federalism. Vancouver: Fraser Institute, 1994. 141p.
– TULLOCK, Gordon; BUCHANAN, James. The calculus of concent: logical foundations of  constitutional democracy. Political science. Michigan: Ann arbor paperback, 1962. 361p.
– TULLOCK, Gordon; SELDON, Arthur; BRADY, Gordon L. Falhas de governo: uma introdução à teoria da escolha pública. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 2005. 187p.
– TULLOCK, Gordon; SELDON, Arthur; BRADY, Gordon L. Government failure: a primer in public choice. Washington, D.C.: Cato Institute, 2002. 193p.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Pereira Rodrigo Ramiro

Pereira Rodrigo Ramiro

O Webmaster desenvolve atividades de projeto, configuração e administração da infraestrutura tecnológica do website.

Pular para o conteúdo