fbpx

Isaiah Berlin

Print Friendly, PDF & Email

Autores Liberais – Isaiah Berlin: 1909-1997

isaiah-berlinOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sir Isaiah Berlin (Riga, 6 de junho de 1909Oxford, 5 de novembro de 1997) foi um filósofo político britânico. É considerado como um dos principais pensadores liberais do século XX.

Isaiah Berlin nasceu em uma família judia em Riga, Letônia, no período compreendido entre a Revolução de 1905 e a Revolução de 1917. A família emigrou para o Reino Unido quando ele tinha 10 anos. [1]

Estudou em Oxford, onde iniciou sua carreira acadêmica como filósofo, lecionando teoria social e política. Destacou-se como historiador de idéias.

Teve publicados, dentre outros livros, Karl Marx, Four Essays on Liberty, Against the Current, Vico e Herder, O sentido da realidade, Pensadores russos e Limites da utopia: capítulos da história das idéias.

Seus ensaios mais conhecidos são The Hedgehog and the Fox e Two Concepts of Liberty, em que examina a distinção entre duas interpretações do termo liberdade: liberdade negativa, ou ausência de impedimentos à ação do indivíduo; e liberdade positiva, ou presença de condições para que os indivíduos ajam de modo a atingir seus objetivos. [2]

Referências

1. BBC News, 8 de novembro de 1997 Philosopher and political thinker Sir Isaiah Berlin dies.

2. Positive and Negative Liberty, Stanford Encyclopedia of Philosophy

Ligações externas

The Isaiah Berlin Virtual Library (em inglês)

“Two concepts of Liberty” (em inglês)

Trecho de “The Hedgehog and the Fox” (em inglês)

Isaiah Berlin & the history of ideas

– [http://www.berlininriga.com/ Página comemorativa do centenário de Isaiah Berlin (em inglês)

Folha Online, 31 de maio de 2009. Entrevista com Newton Bignotto e Fábio Wanderley Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Ricardo Musse, da USP sobre Isaiah Berlin,por Cyrus Afshar.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Pereira Rodrigo Ramiro

Pereira Rodrigo Ramiro

O Webmaster desenvolve atividades de projeto, configuração e administração da infraestrutura tecnológica do website.

Pular para o conteúdo