fbpx

Paulo Guedes tinha razão sobre a recuperação da economia

Print Friendly, PDF & Email

Alguns economistas gostam de usar letras para descrever fenômenos relacionados à dinâmica da economia. o crescimento é um dos alvos favoritos dessa turma. No governo Dilma, lá por 2012, teve a turma do “J”. A teoria era que as políticas de Dilma, da hoje infame Nova Matriz Econômica, levariam a uma queda inicial e depois a um forte aumento na taxa de crescimento da economia. Não foi o que aconteceu: se a taxa caiu e lá ficou com um “L” ou se caiu e depois caiu mais seguindo alguma letra que agora não me vem à memória, é coisa que deixo para o leitor especular.

Em dezembro do ano passado, fiz um artigo dizendo que ainda era cedo para falar de recuperação em “V”; pois bem, agora já dá para falar.

A figura abaixo mostra o índice do PIB com ajuste sazonal do primeiro trimestre de 2019 ao primeiro trimestre de 2021.


O valor da série no primeiro trimestre deste ano, 171,6, ficou igual ao do quarto trimestre de 2020. É claro que não é um “V” perfeito, mas o formato da recuperação vinga a tese defendida por Paulo Guedes de que a recuperação seria em “V”.

Como disse anteriormente, a hora é de ter calma e seguir com as reformas – até porque, mesmo com a recuperação da crise causada pela pandemia, ainda temos que nos recuperar da grande crise que fez desta uma década perdida, mesmo antes de este novo coronavírus aparecer.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Ellery

Roberto Ellery

Roberto Ellery, professor de Economia da Universidade de Brasília (UnB), participa de debate sobre as formas de alterar o atual quadro de baixa taxa de investimento agregado no país e os efeitos em longo prazo das políticas de investimento.

Pular para o conteúdo