fbpx

Pais têm que ter voz na educação dos filhos

Print Friendly, PDF & Email

JACK KLENK *

Os pais são os adultos mais próximos das crianças e, em quase todos os casos, conhecem seus filhos melhor do que qualquer pessoa. Os pais pagam pela educação pública através de impostos. A maioria manda os filhos para a escola pública, participa das reuniões de pais com professores e estimula os filhos a fazerem o trabalho de casa [tarefa]. Em geral, os pais possuem as melhores informações sobre seus filhos. Assim, a natureza da relação parental indica que é grande sabedoria dar aos pais o papel de tomar as principais decisões sobre a educação de seus filhos. Entretanto, as decisões sobre que escolas os filhos vão freqüentar e que programas educacionais as escolas devem adotar são feitas, como é de praxe, pelos próprios profissionais do sistema.

  • O atual sistema educacional, criado no início do século dezenove, já está atrasado para a modernização que o tornará mais flexível, menos burocrático e mais favorável à família.
  • Para ser realmente público, deve servir a todos os pais sem discriminação, a pais do público total, não apenas àqueles cujos filhos freqüentam um tipo de escola.
  • Para que a educação sirva ao público, ela deve dar aos pais acesso a uma variedade de escolas, não apenas a escolas do governo.

Texto na íntegra: “Who Should Decide How Children are Educated?” Family Research Council, March 2011.

* Integrou o Departamento de Educação dos EUA [equivalente a ministério, no Brasil].

Texto condensado pelo National Center for Policy Analysis – NCPA, organização com base em Dallas, Texas, EUA, voltada para o estudo de problemas econômico-sociais e a busca de soluções que ofereçam alternativas privadas e de economia de mercado para a regulamentação e o controle do governo. Não tem fins lucrativos nem vínculo político-partidário.

TRADUÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo