fbpx

Frase do dia

Print Friendly, PDF & Email

 

“Não posso aceitar o princípio de que devemos julgar o papa e o rei, ao contrário de outros homens, com uma presunção favorável segundo a qual eles são incapazes de fazer o mal. Inversamente, a presunção deve ser desfavorável em relação aos detentores do poder… O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente.”  Lord Acton

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

2 comentários em “Frase do dia

  • Avatar
    30/11/2015 em 12:01 pm
    Permalink

    Em geral, gosto dos textos do site. São bons e trazem idéias boas para o debate. Mas a frase acima, de Lord Acton é questionável. Praticamente todo site, blog, pensador liberal cita ela. E toda vez me pergunto sobre seu sentido.

    O poder se manifesta na sociedade de diversas formas.

    Ex: Riqueza é uma forma de poder (poder econômico). Isso quer dizer que pessoas ricas e com grandes fortunas são corruptas? O que vamos fazer? Condenar a riqueza? Claro que não, sabemos que existem pessoas que utilizam sua riqueza gerando empregos, empresas, trazendo desenvolvimento e prosperidade.

    Conhecimento é uma forma de poder. Isso quer dizer que nossos cientistas são gênios do mal? Sabemos que não, a grande maioria utiliza seu conhecimento para desenvolver soluções incríveis para a sociedade.

    Pais têm poder sobre seus filhos. Isso quer dizer que vão agir de forma corrupta e prejudica-los? Sabemos que não.

    Existem ricos, cientistas e pais corruptos? Claro que sim.Concordo que o poder, na mão de corruptos pode provocar grandes consequências.

    Mas onde fica o caráter, os princípios, valores e principalmente, a liberdade do indivíduo nessas decisões? Se o poder corrompe, nada disso faz sentido. Então, quanto mais distante do poder, mais “santo” é uma pessoa?

    Não concordo com essa afirmação

    Boa tarde.

    • Avatar
      09/12/2015 em 12:23 pm
      Permalink

      Concordo contigo, Eduardo. Para resumir a situação, tem muito mortadelense que poderia ser canonizado,visualizando por esta lógica.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo