fbpx

Frase do Dia

Print Friendly, PDF & Email

Existem duas classes distintas de homens na nação: aqueles que pagam impostos e aqueles que recebem e vivem dos impostos.” (Thomas Paine)

Texto original:”There are two distinct classes of men in the nation, those who pay taxes, and those who receive and live upon the taxes.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Um comentário em “Frase do Dia

  • Avatar
    09/06/2014 em 2:44 pm
    Permalink

    A frase é interessante mas pode levar a conclusões precipitadas. Uma é que um grupo vale mais que o outro, notadamente os pagadores de impostos. Apesar de não haver essa qualificação na sentença podemos concluir somente pelo fato do autor ter se preocupado em distinguir os dois grupos que existem outras diferenças entre eles. Todos que vivem do governo seja em qualquer dos três poderes são parte do grupo que vive de impostos. Como eles teoricamente existem para prestar algum tipo de serviço necessário ao bom funcionamento do país, podemos dizer que recebem pelo que fazem. Portanto apenas os que nada fazem ou seja não retornam com trabalho o que recebem via impostos seriam passíveis de crítica. Nesse caso podemos incluir os inválidos que vivem de bolsas de invalidez e também viúvas de ex-funcionários do governo seriam eles inferiores e não merecedores? Claro que podemos listar um sem número de pessoas e categorias que vivem às custas do dinheiro de impostos que seríamos unânimes em questionar a legitimidade. Mas mesmo nesses grupos podemos dizer que existem aqueles que apenas se beneficiam de leis que talvez tenham sido mal feitas, ou de leis que alguns acham inválidas porém outros acham importantes. Uma outra vertente de análise nessa frase é o implícito “quem está pagando”. Quem paga muitas vezes se sente no direito de ter mais que os que não pagam ou os que estão recebendo, essa distorção que sempre aparece quando não se entende que o fato de se estar pagando por uma coisa não quer dizer que estamos no direito de submenter aquele que recebe a qualquer tipo de constrangimento, abuso ou discriminação. Sempre que ouço “eu estou pagando” fico com um pé atrás, será alguém realmente buscando seus direitos ou alguém abusando de sua posição econômica?
    Essa frase me lembra também a simplificação feita normalmente pela esquerda que apenas os trabalhadores agregam valor, e os patrões vivem do trabalho dos seus empregados. Portanto simplesmente separar as pessoas entre os que pagam impostos e os que vivem às custas do dinheiro arrecadado não leva a conclusão alguma sobre a questão ética e moral dos dois grupos, nem sobre o valor de cada categoria. Serve no máximo para se descrever o fluxo de caixa.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo