fbpx

I Colóquio Sertanejo pela Liberdade reúne grandes nomes e promove debate

Print Friendly, PDF & Email

O Instituto Liberal apoiou nos últimos dias 25 e 26 de julho o I Colóquio Sertanejo pela Liberdade, organizado pelo parceiro Instituto Libercracia, fundado em 2014 e sediado na cidade de Petrolina, em Pernambuco. Totalmente online, o evento, realizado em dois dias, versou sobre os mais diversos temas, reunindo grandes nomes do movimento liberal e promovendo o debate ao permitir a expressão de diferentes pontos de vista.

O primeiro dia foi aberto com uma saudação do atual presidente do Instituto Libercracia, Everaldo Cavalcanti. Ele ressaltou a grande pluralidade do evento e o destemor dos organizadores de abordar temas delicados. A Constituição de 1988 e os desafios jurídicos que impõe à liberdade foram o tema do primeiro painel, reunindo os palestrantes Ricardo Alexandre, Adrualdo Catão e Edgar Freitas. A Escola Austríaca e sua importância para a propagação das ideias liberais foi o segundo tema, com Adriano Paranaíba e Helio Veigas.

Em seguida, Tiago Pavinatto, Irapuã Santana e Marize Schons debateram o tópico do coletivismo e da relação entre as minorias e o liberalismo. Os efeitos da legislação trabalhista sobre a economia brasileira foram abordados por Gabriela Bratz Lamb e Rodrigo Saraiva Marinho no penúltimo painel e, encerrando o primeiro dia do colóquio, a dinâmica dos bastidores do Congresso foi debatida por Magno Karl e Warlen Miiller. Confira a íntegra do encontro:

O segundo dia começou com um painel sobre a liberdade de imprensa como pilar da democracia. O Instituto Liberal marcou presença neste painel na figura de seu presidente da Diretoria Executiva, Lucas Berlanza, que debateu com os jornalistas Diego Casagrande e Israel Russo. A oposição entre fascismo e nazismo foi o mote do segundo painel, reunindo Dennys Xavier, Bruna Frascolla e Joel Pinheiro.

O diplomata Paulo Roberto de Almeida proferiu em sequência uma palestra sobre a relação entre política externa e liberdades democráticas. No penúltimo painel, Karla Falcão, Alan da Silveira, João Antônio e Priscilla Chammas debateram o papel dos liberais na renovação política e, concluindo o colóquio, Joselito Müller, Bob Nunes, Alessandro Berle e Cris Bernart comentaram a polêmica quanto aos limites impostos ao humor. Todos os paineis dos dois dias tiveram mediadores, a maioria colhida do movimento liberal nordestino. Confira o segundo dia do colóquio:

O Instituto Liberal parabeniza o Instituto Libercracia, que também é seu parceiro no projeto do Núcleo de Formação Liberal, pelo sucesso na organização e se felicita por poder estar ao lado do seu jovem co-irmão do Sertão nordestino em projetos dessa importância.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo