Socialismo e Zimbabwe: destruição, exploração, corrupção e genocídio

Print Friendly, PDF & Email

Robert Mugabe é um daqueles ditadores africanos que usam ternos italianos, moram em palácios de mármore enquanto o povo jaz na miséria. O ápice da sensação de poder residiu nos cinco minutos em que ele usou a tribuna da ONU para mentir para si mesmo. Finalmente o ditador deixou o poder.

Mugabe sai de cena riquíssimo, insatisfeito com o prato que comeu por 37 anos e com a culpa exclusiva de ter arrasado econômica, social e politicamente uma das nações mais promissoras da África meridional. Uma mistura de celeiro com mina de ouro e diamantes que se transformou no País mais miserável do continente depois da Somália.

Implantou um Apartheid reverso, proibindo que brancos tivessem direitos políticos e de propriedade. Calcula-se que dezenas de milhares de brancos foram exterminados sistematicamente pelas tropas do ditador.

Deseja receber nossos conteúdos por e-mail?

* indica obrigatório

Ele efetuou uma reforma agrária com base na cor da pele que expropriou todos os latifúndios produtivos do país e os dividiu em minifúndios nas mãos da maioria negra matando os próprios negros do seu País de fome. Não é preciso dizer que as melhores terras ficaram para ele e seus companheiros de partido.

Implantou ainda um controle de preços e uma política de nacionalização da produção que gerou a maior inflação que se tem notícia na história humana. Praticamente reduzindo seus cidadãos à condição de mercadores de escambo e isolando o país do sistema financeiro internacional.

Mugabe deixa o Zimbabwe, um país de 25 milhões de habitantes, do tamanho do Mato Grosso do Sul, extremamente fértil e rico em minerais, com um PIB de apenas US$ 17 bilhões, com uma renda per capita de míseros US$ 1149,00 e com uma população com 74% de indivíduos em tratamento contra o HIV.

O dono do Zimbabwe entra para a história  como mais um líder de um experimento socialista que resultou em um completo desastre humanitário, transformando o seu país em um pântano de caos, doenças e mortes.

Socialismo é, e sempre será, sinônimo de destruição, exploração, corrupção e genocídio.

 

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Pular para o conteúdo