fbpx

Sobre “liberalismo social” e “estado de bem-estar social”

Print Friendly, PDF & Email

Ou você é liberal ou é socialista. Os dois não dá. Não importa quanto de liberal nem quanto de socialista. Não existe meia liberdade. Ou é livre ou não é. É como gravidez, honestidade ou ser humano. Ou é ou não é.

Liberalismo social ou Socialismo liberal contém contradições nos termos e acobertam falácias linguísticas como a de equiparar a iniciação do uso da coerção (uso da força ou de fraude) ao exercício de um direito individual como, simplesmente, o de dizer não a alguém por qualquer motivo que se queira.

Falta de oportunidade é uma perversão lógica criada por demagogos e populistas para transferir a responsabilidade de quem não é capaz de atender demandas por deficiência própria, para os que oferecem oportunidades mas não veem suas expectativas atendidas.

Oportunidade é a conjunção entre necessidade e capacidade. Necessidades ilimitadas e capacidades finitas ou vice-versa. Liberais acreditam que cada um tem o direito de escolha.

Socialistas acreditam que cada um tem deveres com os outros. A pergunta recorrente, por exemplo, quando você diz que quer o governo longe da educação, saúde e previdência é, o que será dos pobres?

A resposta óbvia de um liberal é que eles poderão cuidar das suas vidas para florescerem e prosperarem, sem terem que sustentar quem quer tutelá-los.

Governo metido na educação é povo ignorante; na saúde, é povo doente; na previdência, é povo miserável.

Não bastasse isso, não há nada mais imoral do que um estado de bem-estar social baseado na coerção.

As pessoas acreditam no estado de bem-estar social, porque se evadem da sua natureza desumana.

Tudo que o homem necessita para viver como tal, precisa ser criado e produzido. Direito à vida significa que ninguém pode ser impedido de criar e produzir os meios com os quais irá sustentar a própria existência.

Ninguém tem o direito de obrigar os outros a sustentá-lo e ninguém tem o dever de fazê-lo. O mesmo vale para a aquisição ou o provimento de qualquer valor, seja ele material, intelectual ou espiritual.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo