fbpx

Saraiva Felipe e a corporocracia

Print Friendly, PDF & Email

BERNARDO SANTORO*

Saraiva tem tolerância zero com quem não lhe paga mesada

Estourou mais um escândalo envolvendo o Governo Lula, agora com o ex-Ministro Saraiva Felipe, que à frente da pasta da saúde resolveu comandar o mercado em questão.

Como Deputado, ele se declara como se estivesse na folha de empregados de uma das empresas em questão. Esse é o fenômeno da corporocracia, onde quem determina o vencedor do mercado é o governo, sem, no entanto, destruir a ilusão de liberdade e de capitalismo.

Mas é apenas isso: ilusão.

Na prática, a maioria dos congressistas estão lá servindo como lobistas de grupos econômicos, pois uma campanha eleitoral é muito cara, e só se ganha uma eleição com muito dinheiro.

Por outro lado, não há interesse de grupos econômicos estabelecidos no mercado em abrí-lo, pois isso significa concorrência, menos lucros e mais trabalho, sendo muito mais prático pagar um “funcionário-Deputado” para criar uma ou várias leis irracionais trazendo incontáveis exigências para funcionamento.

Cada alvará demandado por lei é mais uma oportunidade de se conseguir uma propina. No Brasil, os custos de transações econômicas são altos demais. Há muita burocracia envolvida no setor comercial. O estatismo gera uma irresistível tendência de concentração de mercado.

E não pensem que a(s) empresa(s) que tem o Dep. Saraiva no bolso ficam satisfeitas apenas com a venda de facilidades. Também está no pacote a criação de dificuldades para os concorrentes.

Se o Brasil tivesse instituições democráticas sólidas e uma cultura ético-jurídica de livre-mercado, não estaríamos vendo mais uma vez a falência moral da política estatista.

Quando será a próxima? Quem será o próximo?

*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo