fbpx

Salário Mínimo – Ruim para os trabalhadores

Print Friendly, PDF & Email

SALARIO-MINIMO-001

Lucas Pagani*

Trabalhadores reivindicam o aumento do salário mínimo e mais benefícios, mas não conseguem enxergar além das reivindicações, pois a maior causa de desempregos é advinda da alta regulamentação. “Mas o patrão explora os trabalhadores, o Estado fazem os patrões a pagar o que nos devem!” Será?

Quando se regula o salário mínimo, se esquece que aumenta os gastos do “patrão”, visto que aumentará as contas do mesmo, fazendo-o ter que cortar alguns gastos para haver algum lucro. Com a consequência do aumento das despesas – Aumento do salário mínimo e mais os benefícios – se torna impossível manter a quantidade de funcionários que ele dispõe hoje, fazendo-o se livrar de trabalhadores “saturados”.

Fora do aumento do salário há o aumento de moeda circulando, o que configura inflação. Logo o poder de compra diminui – por causa da diminuição do valor da moeda dentro do mercado nacional – visto o aumento da oferta monetária.  Por fim, o aumento se torna quase que ínfimo, fazendo que você compre as mesmas coisas por um preço mais alto do que antes do aumento do salário mínimo. Já pararam para olhar os preços no mercado quando sobe o salário mínimo? Pois é.

No Brasil, fora os benefícios, a hora de trabalho vale no mínimo 4,68 reais. É um valor alto? Será? Países que não existem regulamentações trabalhistas (entre elas o salário mínimo determinado pelo Estado), como a Finlândia, a hora trabalho é definida através da demanda das empresas por trabalhadores e a oferta de mão de obra disponível, variando de 6 à 12 dólares! Mas não, preferimos acreditar que “o Estado protege os trabalhadores, os ajuda a ter uma qualidade boa de trabalho!”. Não só a Finlândia, mas países como Noruega, Suécia, Suíça, Singapura, Hong Kong, Dinamarca e Islândia deixam claro que o quanto mais livre são os contratos entre empregadores e funcionários, mais valioso se torna o trabalho, principalmente observando que em todos os países citados a hora de trabalho é melhor remunerada do que no Brasil.

Enquanto houver salário mínimo e leis trabalhistas, maiores serão as taxas de desemprego, visto que diminuirá a oferta de trabalho e desvalorizará o trabalhador que não tem muitas chances no mercado, como mostrado acima. O Estado serve e protege aos seus interesses apenas, não aos interesses dos cidadãos. As justificativas para os atos são lindas, mas o objetivo e o que de fato acontece são totalmente pueris.

“Ideias, e somente ideias podem iluminar a escuridão” Ludwig Von Mises

*Lucas Pagani é universitário de Economia da FURG (Fundação Universidade Rio Grande / RS)

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo