fbpx

Rock à direita: 50 músicas com temática liberal-conservadora (I)

Print Friendly, PDF & Email
Créditos: Postura Urbana
Créditos: Postura Urbana

No ano de 2006, a revista National Review, dos Estados Unidos listou cinquenta músicas de Rock com temática liberal-conservadora. Tal lista saiu com bandas bastante conhecidas do público. Vamos a primeira parte:

50° – Tammy Wynette – Stand By Your Man

A cantora de country-rock falecida em 1998 pede na música que as mulheres tenham atenção integral aos seus maridos e os cuidem bem. Uma música que certamente o movimento feminista não irá ter o prazer de incluir entre os arquivos em seus smartphones.

 

49° – Kid Rock –  Abortion

O blues de Kid Rock versa sobre a depressão de um pai depois que descobre que sua esposa praticou um aborto e a sua vontade de ter passado bons momentos com a criança, onde em certo ponto o pai se culpa pela tragédia.

 

48° – The Offspring – Why Don’t You Get a Job?

Na canção, os músicos da banda de punk rock criticam a reforma da previdência feita pelo Democrata Bill Clinton e reclamam da falta de vontade de algumas pessoas nos Estados Unidos de saírem para procurar um emprego, preferindo se encostar nos programas de assistência social do governo.

 

47 ° – Creed – One

A banda de Christian Rock em tal música faz a crítica às Affirmative Action, política conhecida no nosso país como Cotas. Na letra, pede-se para não se julgar as pessoas por sua cor de pele, sexualidade ou gênero, e sim com o individualismo, para combater as divisões Democratas pela busca ao poder.

 

46° – Scorpions – Wind Of Change

Os alemães compuseram no ano de 1990 a música, que acabou se tornando um hino do fim da cortina de ferro. Comemorando o fim do socialismo naquela região do planeta, o fim da guerra fria e a reunificação da Alemanha.

 

45° – Cheap Trick – Taxman (Mr. Thief)

A banda, que ficou muito famosa nos anos 70, critica a quantidade de impostos que têm que ser pagos ao governo, demonstrando como a alta cobrança de impostos prejudica as classes mais pobres da sociedade.

 

44° – The Kinks – Two Sisters

Os britânicos do Kinks mostram a situação de duas irmãs, em que uma leva a vida de modo boêmio e a outra leva a vida de um jeito mais tranquilo. E no final, a irmã mais tranquila dá uma lição de moral à irmã boêmia quando a sua irmã entra em si.

 

43° – Everclear – Wonderful

O rock alternativo do Everclear mostra a visão de uma criança criada sobre valores conservadores quando seus pais se divorciam, mostrando toda a sua decepção e seus picos de depressão causados pelo divórcio.

 

42° – The Proclamers – Everybody’s A Victim

Os escoceses do Proclamers compuseram uma música defendendo o julgamento moral pela sociedade escocesa e criticando o que segundo eles, era uma coisa de norte-americano: não realizar julgamento sobre as atitudes das pessoas. Vale lembrar que a música foi composta quando Jimmy Carter, Democrata, era o presidente dos Estados Unidos.

 

41° – The Cranberries – The Icicle Melts

Os irlandeses do Cranberries fazem uma crítica ao aborto nessa canção e aos movimentos que defendem tal prática, se indignando com o valor dado à vida humana pela militância esquerdista.

 

40° – The Everly Brothers – Wake Up Little Susie

A dupla de rockabilly compôs em 1957 a música, que critica o início da promiscuidade nas festas dos colégios sociais, onde um rapaz tem um encontro com uma garota e ele tem preocupações com ela e a família, mas ela não parece dar a mínima, e o rapaz tem medo de ter a sua reputação arranhada.

 

39° – Marshall Tucker Band – Propriety Line

O Marshall Tucker Band defende a tese do respeito à propriedade privada, com uma importante defesa dos outros dois pilares liberais: a vida e a liberdade.

 

38° – Sammy Hagar – I Can’t Drive 55

O ex-vocalista do Van Halen critica aí os limites de velocidades nas autopistas americanas, que na época eram restritos a 55 km/h, por uma norma do governo americano e de seu departamento de trânsito. Sammy diz que a música era um combate à sanha do Estado-babá em limitar velocidade em um lugar que era feito para se andar em alta velocidade.

 

37° – The Band – The Night They Drove Old Dixie Down

A canção dos texanos do The Band mostra que os americanos não têm nenhum preconceito com imigrantes sul-americanos, mostrando o orgulho e a tradição de um imigrante sudaca que é assassinado do lado de seus amigos americanos.

 

36° – The Rainmakers – Government Cheese

A canção é um hino contra o chamado “Estado de bem estar social”, composto pela banda do Kansas City no auge do governo Jimmy Carter, democrata. Um dos trechos da música diz: “dê a um homem uma casa livre e ele vai justo para fora das janelas.”.

 

35° – Creedence Clearwater Revival – Who’ll Stop The Rain

Composta como uma música anti-Guerra do Vietnã, no entanto a letra mostra com pessimismo o ativismo “liberal” nos EUA (lembrando que “liberal” nos Estados Unidos tem significado diferente do que tem no Brasil) e o comunismo com o trecho: “planos quinquenais e novos negócios, envoltos em correntes douradas.”.

 

34 ° – Blue Oyster Cult – Godzilla

A trilha do filme clássico de 1977 mostra um pouco da repetição de fatos da história quando não se tomam os devidos cuidados no trecho: “a História mostra do novo e de novo/A natureza se manifesta por causa da extravagância do homem.”.

 

33° – The Rolling Stones – You can’t always get what you want

A canção da banda inglesa mostra na letra que não existe sociedade perfeita, nem sempre os problemas do mundo serão resolvidos, que há pessoas decentes, além de levantar o fato de “não existirem almoços grátis”.

 

32° – Georgia Satellites – Kepp Your Hands in Yourself

A música revela que se devem retomar valores que, segundo a letra, foram deixados de lado pela mudança cultural, para que a nação não se perca.

 

31° – John Mellencamp – Small Town

Melencamp fala do apego às pequenas coisas e usa na música um dos pensamentos do irlandês Edmund Burke, que é o de nunca esquecer as origens e as pessoas que lhe cercam.

 

30° – Graham Parker – You Can’t Be Too Strong

A música descreve os horrores do aborto mesmo não sendo declaradamente pró-vida, explícito no trecho: “arrancaram-lhe com garras de aço, e ainda deram um tiro para ver se ainda sentia.”.

 

29° – Iron Maiden – Rime of Ancient Mariner

Inspirada na obra de Samuel Taylor Coleridge, a música fala sobre a maldição de um marinheiro por não ter respeitado as criações divinas e ter matado um albatroz, contando as situações que passou a um amigo antes de uma cerimônia de casamento. Coleridge foi o fundador do romantismo na Inglaterra e se declarava como um “espirituoso conservador que vivia entre metáforas e sonhos.”.

 

28° – Aerosmith – Janie’s Got a Gun

A música é um hino em defesa do porte de armas entre civis, usando o caso de proteção feminina em ataques de maníacos sexuais, o que explicita no trecho: “é a última chance de Jane, ela não teve escolha, e coloca uma bala em seu cérebro, ela disse que isso porque confia em mim, ele o via como uma garota de programa e isso não será mais assim.”.

 

27° – Joe Jackson – Obvious Song

A música defende os direitos de propriedade e o desenvolvimento econômico, e é contra a famosa hipocrisia socialista, explícita em: “havia um homem na selva, tentando fazer face às despesas e encontrou-se um dia com um machado na mão, Quando uma voz disse: Amigo, você pode poupar aquela árvore, pois nós temos que salvar o mundo – começando com a sua terra, era um cantor milionário dos EUA e fez o sinal de três para o galão em um grande carro branco e ele cantou ’til e poluiu o ar e soprou um monte de fumaça de um charuto cubano.”.

 

26° – Oingo Boingo – Capitalism

A banda de New Wave faz uma verdadeira ode ao capitalismo e à livre iniciativa em sua letra, composta no ano de 1983. E essa defesa ao capitalismo é ainda mais explícita, além do nome da música no trecho: “Não há nada de errado com o capitalismo, Não há nada de errado com a livre iniciativa. . . . Você é apenas uma riquinha, pirralha socialista, de uma família suburbana e você nunca realmente teve que trabalhar.”.

 

25° – Led Zeppelin – The Battle of Evermore

A música escrita por Robert Plant  no ano de 1971 carrega muito do clima de tensão da Guerra Fria, sendo dito em um dos trechos da música que “a cara do inimigo é vermelha.”. Com certeza esse inimigo é o socialismo.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Jefferson Viana

Jefferson Viana

Jefferson Viana é estudante de História da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador local da rede Estudantes Pela Liberdade, presidente da juventude do Partido Social Cristão na cidade de Niterói-RJ e membro-fundador do Movimento Universidade Livre.

19 comentários em “Rock à direita: 50 músicas com temática liberal-conservadora (I)

  • Avatar
    01/04/2016 em 4:52 pm
    Permalink

    Cada música que eu vou ver a letra, vejo que o escritor da matéria entendeu tudo errado, poucas ai podem se dizer direita liberal ou conservadora. A do Offspring mesmo, não tem nada a ver com o que ele escreveu ai suahsuhahusha

  • Avatar
    29/12/2015 em 11:16 pm
    Permalink

    Onde está a parte dois?

  • Avatar
    03/12/2015 em 11:39 am
    Permalink

    Jefferson, assim não dá!!!!!!Basta dar uma pesquisada na biografia de Danny Elfmann, a principal cabeça pensante do Oingo Boingo para ver as opções politicas dele, fez campanha para Obama e execrou Sarah Palin, preciso dizer mais???

  • Avatar
    03/12/2015 em 11:08 am
    Permalink

    Aguardando a parte 2 do artigo

  • Avatar
    02/12/2015 em 2:01 pm
    Permalink

    Haja criatividade pra ver crítica a reforma da previdência do Bill Clinton e crítica aos benefícios sociais em “Why don’t you get a job” do Offspring. Não conheço a letra das outras, mas já imagino que é tudo criativo da parte do autor também.

    • Avatar
      03/12/2015 em 11:42 am
      Permalink

      Eu acho que o tal Jefferson se parece muito com vários alunos que eu tive na graduação, busca excessiva de informação mas sem avaliar com profundidade o conteúdo, este é um dos males da internet!!!!

  • Avatar
    01/12/2015 em 6:36 pm
    Permalink

    Que que isto Jefferson, não tem filme clássico Godzilla em 1977!!! O filme clássico de Godzilla que eu assisti quando era criança é de 1954 do grande japa Ishirō Honda….Voce deve estar confundindo com o album do Blue Oyster Cult de 1977…

  • Avatar
    01/12/2015 em 6:29 pm
    Permalink

    Mais uma Jefferson, “The Battle of Evermore”, não tem nada a ver com perigo vermelho, comunismo, Não faça isto com minha banda preferida, as letras da musica retratam as influencias de Tolkien “Senhor dos Aneis” sobre Page e Plant, sendo que este último tem adoração pela saga e resolvem criar uma homenagem ao livro, e está tudo lá.

  • Avatar
    01/12/2015 em 6:18 pm
    Permalink

    Jefferson, voce me mata de rir, realmente voce está bebendo água que passarinho não bebe ou coisa mais pesada, colocar “Small Town” do grande John Cougar Mellecamp como playlist da “direita” só demonstra desconhecimento do legado libertário e de certa forma ouso dizer “socialista” de John Cougar. Só para lembrar como ele é de “direita” ele simplesmente pediu que a campanha de John McCain não fizesse uso de suas canções “Our country” e “Pink Houses” por que ele entendia que não tinha nada a ver alguem da direita usar canções que ele compôs para movimentos sociais. Da mesma forma ele pediu que as canções dele não fossem usadas por grupos que advogam contra os direitos de casamento entre pessoas do mesmo sexo, já que ele entendia que as liberdades individuais de cada um são inquestionáveis.

  • Avatar
    01/12/2015 em 1:34 pm
    Permalink

    O limite de velocidade nos EUA é medido em milhas por hora. Então o limite seria de 88,5 km/h. Para ver o quão absurdo é a política do prefeito Haddad.

  • Avatar
    01/12/2015 em 12:19 pm
    Permalink

    Muito bom! “The Night They Drove Old Dixie Down” da CDB é uma das mais bonitas do rock sulista. E até já prevejo algumas das músicas que aparecerão na segunda parte.

  • Avatar
    01/12/2015 em 9:51 am
    Permalink

    Sempre achei o rock e todas as suas vertentes como uma grande demonstração liberal-conservadora, não à toa, é meu estilo favorito.

  • Avatar
    01/12/2015 em 9:33 am
    Permalink

    Oingo Boingo, uma das minhas bandas preferidas, além da musicalidade genial, sempre teve essa posição anti-esquerda. ‘Only a Lad’- 1981 pode ser considerado o álbum mais capitalista de todos os tempos, além dessa faixa citada, ‘Capitalism’, que é uma ode à livre iniciativa, tem as faixas ‘Only a lad’ que dá o título ao álbum e trata de um jovem que cresceu sem limites se tornou um fora da lei, e todos dizem que a culpa é da sociedade. Essa música é o retrato do Jovem sem responsabilidades do Brasil de hoje. Em outra faixa, ‘Perfect System’, fazem uma critica direta ao socialismo, ‘I know we’re all comrades under the skin, living in the perfect system”, tudo isso durante os anos 80, no meio da Guerra Fria, enquanto aqui ainda se babavam pra MPB chapa branca. Pra quem não conhece, fica a dica, são faixas facilmente encontráveis no youtube, e valem a pena pela boa musica e principalmente pela acidez das letras.

  • Avatar
    01/12/2015 em 9:05 am
    Permalink

    Yeah!

  • Avatar
    01/12/2015 em 3:34 am
    Permalink

    porque em pleno seculo XXI ainda usam o termo “Direita”? pior ainda essa aberração chamada Liberal-conservador..

    • Avatar
      01/12/2015 em 9:52 am
      Permalink

      porque para cada ponto existe um contraponto. Da mesma forma, me pergunto, por que depois de tantas demonstraçãoões de fracassos, ainda esta existe esta aberração chamada socialismo/comunismo.

  • Avatar
    30/11/2015 em 11:47 pm
    Permalink

    Já poderei criar uma nova playlist com o nome Conserva Radical.

    • Avatar
      01/12/2015 em 9:53 am
      Permalink

      Pode sim…

  • Avatar
    30/11/2015 em 9:55 pm
    Permalink

    Muito legal, Jefferson!

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo