fbpx

Quem paga pelo prejuízo do Minha Casa, Minha Vida?

Print Friendly, PDF & Email

O jornal “O Globo” traz uma interessante reportagem sobre o uso do dinheiro sob poder do Governo para fins de subsidiar, a fundo perdido, a construção de casa para o programa “Minha Casa, Minha Vida”. De acordo com os dados apresentados, o Conselho Curador do FGTS reclama que a União Federal não repassou a parte dela no pagamento feito às construtoras dos imóveis do programa. De 2009 para cá, haveria um rombo de 7 bilhões de reais do Governo, que teria sido coberto pelo FGTS gerido pela Caixa, e a estatal quer esse dinheiro de volta, sob pena de não gastar mais um centavo.

Mas o que há de mais interessante nessa reportagem é o fato de que apenas 17,5% dos recursos doados a fundo perdido são de responsabilidade da União, sendo todo o resto de responsabilidade da Caixa. O que a reportagem do jornal disse, sem querer dizer, é que, de 2009 para cá, além dos 7 bilhões de reais pagos em nome do Governo, a Caixa pagou a título de subsídio o equivalente a 40 bilhões de reais.

Agora vamos relembrar o que é o FGTS. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma poupança forçada, onde o Governo obriga os trabalhadores a perder uma parcela de seu rendimento mensal e guarda esse dinheiro em uma conta vinculada ao CPF do indivíduo, com pagamento de juros abaixo da caderneta de poupança (sabidamente o investimento menos rentável e menos arrscado) para que, caso esse empregado venha a ser demitido, possa ter um dinheiro guardado em seu favor.

Esse dinheiro, que deveria ser uma salvaguarda do trabalhador, é usado em uma série de “investimentos” que supostamente preservariam o poder aquisitivo do dinheiro poupado, mas que na prática são destinados a projetos políticos duvidosos, como o “Minha Casa, Minha Vida”, que gerou a maior inadimplência da história das linhas de investimento do Brasil.

O prejuízo, que já é de 47 bilhões de reais, poderá ser ainda maior nos próximos anos, e fica a dúvida sobre quem arcará com a peripércia: se o trabalhador do FGTS exclusivamente, ou se em companhia do pagador de imposto brasileiro. A única coisa certa é que esse dinheiro não sairá do bolso de quem provocou o prejuízo, ou seja, do bolso dos políticos do Governo.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Um comentário em “Quem paga pelo prejuízo do Minha Casa, Minha Vida?

  • Avatar
    06/09/2014 em 2:51 pm
    Permalink

    O MCMV é o motor da bolha imobiliária brasileira. Ainda veremos a população pagar uma conta bem maior que esta. Leiam bolhaimobiliaria.com

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo