fbpx

A sabedoria de Thomas Jefferson

Print Friendly, PDF & Email

Nosso homenageado de hoje é Thomas Jefferson (13/04/1743 – 04/07/1826), um dos mais influentes Pais Fundadores dos Estados Unidos, seu terceiro presidente e principal redator da Declaração de Independência. Um polímata, Jefferson se destacou, entre outras coisas, como advogado, horticultor, líder político, arquiteto, arqueólogo, paleontólogo, músico, inventor e fundador da Universidade da Virgínia. Quando o presidente John F. Kennedy recebeu 49 vencedores do Prêmio Nobel na Casa Branca, em 1962, declarou: “acredito que esta é a mais extraordinária reunião de talento e conhecimento humano que já foi reunida na Casa Branca – com a possível exceção de quando Thomas Jefferson jantava aqui sozinho.”

“Consideramos estas verdades como evidentes: que todos os homens são criados iguais; que eles são dotados pelo seu Criador com certos direitos inalienáveis; que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.”

“A liberdade legítima é uma ação desobstruída, de acordo com a nossa vontade, dentro dos limites traçados à nossa volta pelos direitos iguais dos outros.”

“A maior calamidade que poderia nos acontecer seria a submissão a um governo de poderes ilimitados.”

“Leis que proíbem o porte de armas. . . desarmam somente aqueles que não estão inclinados nem determinados a cometer crimes. . . Tais leis pioram as coisas para os agredidos e melhoram para os agressores; elas servem antes para encorajar do que para evitar homicídios, pois um homem desarmado pode ser atacado com maior confiança do que um homem armado.”

“Um verdadeiro patriota não hesitará defender seu país de seu governo.”

“Eu penso que temos mais maquinário do governo do que o necessário, muitos parasitas vivendo do trabalho dos industriosos. O governo grande o suficiente para fornecer tudo o que você precisa é grande o suficiente para tomar tudo o que você tem … O curso da história mostra que, à medida que um governo cresce, a liberdade diminui. Os dois inimigos do povo são os criminosos e o governo, então vamos amarrar o segundo com as correntes da constituição para que não se torne a versão legalizada do primeiro.”

“O governo que você elege é o governo que você merece.”

“A questão hoje é a mesma de toda a história, se o homem deve governar a si mesmo ou ser governado por uma pequena elite.”

“Quando a tirania se torna lei, a rebelião se torna dever.”

“Quando uma vez uma República é corrompida, não há possibilidade de remediar nenhum dos males crescentes, senão removendo a corrupção e restaurando seus princípios perdidos; qualquer outra correção é inútil ou um novo mal.”

“Direitos iguais para todos, privilégios especiais para ninguém”.

“A experiência demonstrou que, mesmo sob as melhores formas de governo, aqueles que foram confiados com o poder, com o tempo e com operações lentas, o perverteram em tirania.”

“Eu prefiro a liberdade perigosa sobre a escravidão segura.”

“Sempre que qualquer forma de governo se torna destrutiva desses fins [a vida, a liberdade e a busca da felicidade], é direito do povo alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo.”

“Nossa liberdade depende da liberdade da imprensa, e ela não pode ser limitada sem ser perdida.”

“Nenhum governo deveria ficar sem críticos. Se suas intenções são boas, então não tem nada a temer das críticas.”

“O governo nos teme? Ou tememos o governo? Quando as pessoas temem o governo, a tirania encontrou a vitória. O governo federal é nosso servo, não nosso mestre!”

“Eu nunca considerei uma diferença de opinião na política, na religião, na filosofia, como causa de afastamento de um amigo.”

“Se quisermos nos proteger contra a ignorância e permanecer livres, é responsabilidade de todo americano estar informado.”

“Quando você abandona a liberdade para obter segurança, perde os dois e não merece nenhum dos dois.”

“A diferença de opinião leva à investigação e a investigação à verdade.”

“Uma cidadania esclarecida é indispensável para o bom funcionamento de uma república. O autogoverno não é possível a menos que os cidadãos sejam educados o suficiente para que possam exercer a supervisão. Portanto, é imperativo que a nação garanta que uma educação adequada seja fornecida a todos os seus cidadãos.”

“Obrigar um homem a fornecer fundos para a propagação de idéias que ele descrê e abomina é pecaminoso e tirânico.”

“Em questões de estilo, nade com a corrente; em questões de princípio, permaneça como uma rocha.”

“A pedra angular da democracia repousa sobre a fundação de um eleitorado educado.”

“Instituições religiosas que usam o poder do governo em apoio a si mesmas e forçam seus pontos de vista sobre pessoas de outras religiões, ou de nenhuma fé, minam todos os nossos direitos civis. Além disso, o apoio estatal a uma religião estabelecida tende a tornar o clero indiferente ao seu próprio povo e leva à corrupção dentro da própria religião. Erigir o “muro de separação entre igreja e estado”, portanto, é absolutamente essencial em uma sociedade livre.”

“Nenhuma geração tem o direito de contrair dívidas maiores do que as que podem ser pagas durante o curso de sua própria existência.”

“Aquele que não sabe nada está mais próximo da verdade do que aquele cuja mente está cheia de falsidades e erros.”

“Nós seremos soldados, assim nossos filhos podem ser fazendeiros e seus filhos podem ser artistas”

“O espírito de resistência ao governo é tão valioso em certas ocasiões que desejo que seja sempre mantido vivo.”

“Nenhum experimento pode ser mais interessante do que o que estamos tentando agora, e no qual confiamos terminará em estabelecer o fato de que o homem pode ser governado pela razão e pela verdade. Nosso primeiro objetivo deve ser, portanto, deixar aberto a ele todas as avenidas da verdade. O mais eficaz até agora encontrado, é a liberdade da imprensa. É, portanto, a primeira a ser calada por aqueles que temem a investigação de suas ações.”

“Considerar os juízes como os árbitros finais de todas as questões constitucionais é, de fato, uma doutrina muito perigosa e que nos colocaria sob o despotismo de uma oligarquia.”

“A verdadeira teoria da nossa Constituição é certamente a mais sábia e melhor: que os Estados são independentes quanto a tudo dentro de si mesmos e unidos quanto a tudo que respeita aos assuntos estrangeiros. Deixemos que o Governo Geral seja reduzido apenas às preocupações estrangeiras, e que nossos negócios sejam desvinculados daqueles de todas as outras nações, exceto quanto ao comércio, que os mercadores administrarão melhor, quanto mais ficarem livres para administrar para si mesmos; O governo geral pode ser reduzido a uma organização muito simples e muito barata; alguns deveres simples a serem executados por alguns servidores.”

“A disputa não é entre nós e eles, mas entre o bem e o mal, e se aqueles que lutam contra o mal adotam os caminhos do mal, o mal vence.”

“É menos desonesto fazer o que está errado porque não é expressamente proibido pela lei escrita? Esperemos que nossos princípios morais ainda não estejam nesse estágio de degeneração.”

“Se uma nação espera ser ignorante e livre, em um estado de civilização, ela espera o que nunca foi e nunca será.”

“Um governo sábio e frugal, que deve impedir os homens de ferirem uns aos outros, que os deixará livres para regular suas próprias buscas de indústria e aperfeiçoamento, e não tomará da boca dos trabalhadores o pão que ganharam. Esta é a soma do bom governo, e isso é necessário para fechar o círculo de nossas felicidades.”

“Para um povo que é livre e que quer continuar assim, uma milícia bem organizada e armada é a sua melhor segurança.”

“Se me fosse decidido se deveríamos ter um governo sem jornais, ou jornais sem governo, não hesitaria em preferir o segundo. Mas devo dizer que todo homem deve receber esses papeis e ser capaz de lê-los.”

“Que país pode preservar suas liberdades se seus governantes não forem advertidos de tempos em tempos que seu povo preserva o espírito de resistência? Deixe-os pegar armas.”

“Eu gostaria que fosse possível obter uma única emenda à nossa Constituição… Quero dizer, um artigo adicional tirando do governo federal o poder de contrair empréstimos.”

“A multiplicação de cargos públicos, o aumento da despesa além da renda, o crescimento e a vinculação de uma dívida pública são indicações que solicitam o emprego de um facão de poda.”

“Não devemos deixar que nossos governantes nos carreguem com dívidas perpétuas.”

“Dependência leva a subserviência.”

“O mais sagrado dos deveres de um governo é fazer justiça igual e imparcial para todos os seus cidadãos.”

“Eu coloco a economia entre as primeiras e mais importantes virtudes e a dívida pública como os maiores perigos a serem temidos. Para preservar nossa independência, não devemos deixar que nossos governantes nos carreguem com dívidas perpétuas. Se nos depararmos com tais dívidas, devemos ser tributados em nossa carne e bebida, em nossas necessidades e em nossos confortos, em nosso trabalho e em nossas diversões. Se pudermos impedir o governo de desperdiçar o trabalho do povo, sob o pretexto de cuidar dele, seremos felizes.”

“Um homem honesto não pode sentir prazer no exercício do poder sobre seus concidadãos.”

“Onde a imprensa é livre e todo homem capaz de ler, tudo está seguro.”

“Uma cidadania informada está no coração de uma democracia dinâmica.”

“A verdadeira base do governo republicano é o direito igual de cada cidadão em sua pessoa, propriedade e em sua administração.”

“A economia rígida das contribuições públicas e a interdição absoluta de todas as despesas inúteis irão longe no sentido de manter o governo honesto e não opressivo.”

“Eu tolero com a máxima latitude o direito dos outros de diferir de mim em opinião sem lhes atribuir criminalidade.”

“Nenhum homem tem o direito natural de cometer agressões sobre os direitos iguais de outro; e isso é tudo que as leis deveriam restringir.”

“O objetivo principal do governo é proteger a vida. Abandone isso e você abandonou tudo.”

“O homem uma vez entregando sua razão, não tem guarda restante contra os absurdos mais monstruosos… Com tais pessoas, a credulidade, que eles chamam de fé, tira o leme da mão da razão e a mente se torna um desastre.”

“Eu nunca irei, por qualquer palavra ou ato, me curvar ao santuário da intolerância ou admitir um direito de investigação sobre as opiniões religiosas dos outros.”

“Aquele que observa firmemente aqueles preceitos morais sobre os quais todas as religiões concordam, nunca será questionado nos portões do céu quanto aos dogmas em que todas elas diferem.”

“O ridículo é a única arma que pode ser usada contra proposições ininteligíveis.”

“É estranhamente absurdo supor que um milhão de seres humanos, reunidos, não estejam sob as mesmas leis morais que ligam cada um deles separadamente.”

“Paz, comércio e amizade sincera com todas as nações; enredar alianças com nenhum.”

“A aplicação das leis é mais importante que a sua criação.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo