fbpx

São Francisco virou piada progressista nos EUA

Print Friendly, PDF & Email

São Francisco, Califórnia, é reconhecidamente uma das cidades mais progressistas do mundo. Famosa pela ponte Golden Gate desde 1932, a cidade se tornou um pólo do progressismo durante o ápice do movimento hippie, e desde então virou um padrão, sendo inclusive objeto de piadas e sátiras sobre o excesso de progressismo.

Em tempos recentes, a sátira começou a integrar a realidade de maneira feroz. Em junho do ano passado, a Câmara Municipal de São Francisco “descriminalizou” a prática conhecida como “shoplifiting”, que seria traduzido para algo como “furto em lojas”. Um crime tão comum nos EUA que rende para si um termo próprio.

Porém, nos ares progressistas da cidade, essa prática foi considerada não violenta e por isso descriminalizada, seguindo os preceitos do abolicionismo penal. Roubar produtos de loja em valores abaixo de 950 dólares não causa mais nenhuma punição na cidade. A medida já aprovada há alguns meses mostrou rápido os seus resultados imediatos.

Semanas após Dezessete lojas na cidade fecharam as portas alegando prejuízos irreparáveis com os furtos e o que antes era uma prática escusa se tornou comum a céu aberto. Isso deixou seguranças e donos de mãos atadas, uma vez que chamar a polícia não traz mais efeito nenhum, visto que deixou de ser crime na cidade.

A pequena experiência abolicionista tem tornado São Francisco uma cidade onde o crime compensa à revelia do poder municipal. E como fica a segurança dos cidadãos? Ela inexiste.

O Estado, cujo poder é a garantia da paz e do bom convívio, abdica de sua posição e função de existência para proteger maus comportamentos e estimula a sociedade a fazer o mesmo, liderando a uma era de desmoralização.

Dois fatores garantem que a lei e a ordem sejam mantidas: a certeza de punição e a longevidade de penas. Com a certeza da impunidade, logo, a inexistência de longas penas, SanFran, que antes era uma das cidades mais ricas dos EUA, se tornou uma verdadeira Thieves Land, nome que davam a cidades dominadas por ladrões no velho oeste americano.

Exemplos de caos perante a certeza da impunidade são notórios, principalmente aqui no Brasil, quando ocorrem greves das polícias militares, que, em menos de 24 horas, começam a realizar uma autêntica experiência nos níveis de The Purge. Com a diferença de que o status de São Francisco se tornará permanente enquanto tal lei não for revogada.

São Francisco se tornou o maior laboratório do mundo do abolicionismo penal apenas com a revogação de pequenos crimes e suas nefastas consequências. Se nada for feito, será uma questão de tempo para que a belíssima cidade se torne um antro de exemplo de tudo que pode dar errado em matéria de cumprimento das leis.

*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo