fbpx

O que faz a reforma tributária ser um projeto ruim?

Print Friendly, PDF & Email

Não há dúvida de que o país precisa de uma reforma tributária, mas não pode ser qualquer reforma. Esta que aí está, além de não resolver vários problemas, ainda acrescenta outros, principalmente para os pequenos e médios empreendedores de serviços (os maiores empregadores do país) que estão acima do limite do ‘Simples’ e fora das exceções previstas no projeto.

Estamos falando de salões de cabeleireiro, profissionais liberais, oficinas mecânicas, pequenas empreiteiras e uma infinidade de outros negócios que nunca foram contribuintes do ICMS ou do IPI e recolhem seus principais tributos (ISS, PIS/COFINS e IRPJ) sobre a receita bruta, sem necessidade de complexas compensações tributárias e aparatos contábeis custosos – tudo bem que o sistema é cumulativo, mas a simplicidade e as alíquotas menores compensam.

Com as novas regras, todos estes contribuintes terão mais trabalho e retrabalho para o cálculo e recolhimento dos seus tributos, principalmente ao longo do enorme período de transição, durante o qual terão de conviver com os dois sistemas e suas infinitas obrigações acessórias. A reforma, do jeito que está, só descomplica a vida dos grandes contribuintes, principalmente industriais.

Mas não é só isso que torna este projeto ruim. Como podem os legisladores votar uma reforma no escuro, sem sequer saber que alíquotas serão aplicadas? A promessa de que não haveria aumento de carga é só uma promessa, sem que os especialistas tenham condição de calcular e fazer simulações. O que não dá é para demonizar aqueles com preocupações legítimas, como se fossem inimigos do país…

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo