fbpx

O Brasil é um país capitalista?

Não existe no mundo sociedade que viva, hoje, sob um sistema capitalista. As economias de todos os países são mistas. O que as diferencia é o grau de liberdade versus o de intervenção estatal. Ou seja, se os indivíduos têm seus direitos inalienáveis mais protegidos ou mais violados, seja por gangues de bandidos ou pelo próprio governo – em países como o Brasil, nem se nota a diferença entre eles.

O Brasil certamente não é um país capitalista, mas sim um país de economia mista. A regulação, o corporativismo e a tributação denunciam a forte influência fascista. O distributivismo tempera com fortes porções de socialismo, os sistemas previdenciário, de saúde, de educação e as estatais evidenciam uma forte e infeliz opção pelo comunismo, já que é o estado o proprietário dos meios de produção nestes casos.

O que sobra de capitalismo então?

Se considerarmos que capitalismo é a absoluta separação entre o governo e a economia, onde impera o livre mercado resultado de instituições como a livre iniciativa, a propriedade privada, o estado de direito, funcionando com base em leis objetivas criadas para proteger os direitos individuais e a justiça; então podemos dizer que nossa sociedade não vive o capitalismo nem em sonho, porque nossa mentalidade coletivista estatista considera o capitalismo uma utopia ou um pesadelo.

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.