fbpx

Menos governo? Nem pensar! Os franceses querem ainda mais

Print Friendly, PDF & Email

Quero fazer aqui um mea culpa. Fui dos primeiros a saudar as passeatas dos coletes amarelos na França e sua vitória contra o aumento do imposto ecológico sobre a gasolina. Parecia, pelo menos no princípio, que os franceses estavam finalmente caindo na real. Alguns mais otimistas chegaram a pensar no fim próximo do estado de bem estar francês. Mas não era o caso, como se vê agora.

Depois de conseguir o cancelamento do novo imposto, os coletes amarelos continuaram protestando e pedindo mais. E aí apareceu a real índole da maioria daquele povo.

Na França, há muito as pessoas se acostumaram a correr para o papai-estado para resolver seus problemas. Os gastos do governo por lá já somam mais da metade do PIB, o crescimento econômico é pífio há décadas, mas ninguém quer saber de cortar os gastos (principalmente os chamados gastos sociais).

Apesar dos protestos contra o aumento de impostos, eles realmente não acreditam na redução do tamanho do estado.

Recentemente, os coletes amarelos publicaram uma nova lista de reivindicações, que incluem resolver a falta de moradia, um sistema tributário mais progressivo, aumento do salário mínimo, estacionamento gratuito no centro da cidade (?!), aumento de impostos para grandes empresas e aposentadoria mínima de € 1200.

Algumas dessas reivindicações, como o aumento do salário mínimo em cem euros (bancados exclusivamente pelo governo) e a pensão mínima de $1200 já foram aceitas pelo Governo Macron.

Menos governo? Nem pensar! Os franceses querem ainda mais. A que custo? Só o futuro dirá…

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo