fbpx

A sabedoria de Karl Popper

Print Friendly, PDF & Email

O filósofo e professor Karl Popper nasceu na Áustria em 28 de julho 1902. Confira algumas das suas frases mais emblemáticas:

“A questão não é como conseguir boas pessoas para governar; a questão é: como evitar que os poderosos causem o maior dano possível a nós.”

“Eu pessoalmente chamo o tipo de governo que pode ser removido sem violência de “democracia”, e o outro, de “tirania”.”

“A sociedade aberta é aquela em que os homens aprenderam até certo ponto a criticar os tabus e a basear as decisões na autoridade de sua própria inteligência.”

“A verdadeira ignorância não é a ausência de conhecimento, mas a recusa em adquiri-lo.”

“Afirmações simples devem ser mais valorizadas do que as menos simples porque elas nos dizem mais; porque seu conteúdo empírico é maior; e porque eles são mais testáveis.”

“Aqueles que nos prometem o paraíso na terra nunca produziram nada além de um inferno.”

“Nós não escolhemos a liberdade política porque nos promete isto ou aquilo. Nós o escolhemos porque torna possível a única forma digna da coexistência humana, a única forma pela qual podemos ser plenamente responsáveis por nós mesmos.”

“Nenhum argumento racional terá um efeito racional sobre um homem que não quer adotar uma atitude racional.”

“A ignorância não é uma simples falta de conhecimento, mas uma aversão ativa ao conhecimento, a recusa de saber, decorrente da covardia, do orgulho ou da preguiça mental.”

“Na medida em que uma declaração científica fala sobre a realidade, ela deve ser falseável; e, na medida em que não é falseável, não fala da realidade.”

“Uma teoria que não é refutável por nenhum evento concebível é não científica. A irrefutabilidade não é uma virtude de uma teoria (como as pessoas geralmente pensam), mas um vício.”

“Se desejamos que nossa civilização sobreviva, devemos romper com o hábito de deferência a grandes homens.”

“A meu ver, visar a simplicidade e a lucidez é um dever moral de todos os intelectuais: a falta de clareza é um pecado e a pretensão é um crime.”

“Precisamos planejar a liberdade, e não apenas a segurança, senão por outro motivo, porque apenas a liberdade pode tornar a segurança mais segura.”

“É errado pensar que a crença na liberdade sempre leva à vitória; devemos estar sempre preparados para a derrota. Se escolhermos a liberdade, então devemos estar preparados para perecer junto com ela.”

“. . . parece-me certo que mais pessoas são mortas por estupidez bem intencionada do que por maldade.”

“A tentativa de fazer o céu na terra invariavelmente produz o inferno.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo