A responsabilidade do PT e de Lula na ditadura venezuelana
Desde que eclodiu uma série de enfrentamentos públicos do governo venezuelano ao governo brasileiro – que, se não for algum tipo de “jogo de cena”, é um gesto de profunda ingratidão do regime chavista de Nicolás Maduro -, o presidente brasileiro vinha evitando o assunto. Entrevistado pela RedeTV, ele disse:
“Eu acho que o Maduro é um problema da Venezuela, não é um problema do Brasil. Eu vou cuidar do Brasil, o Maduro cuida dele, o povo venezuelano cuida do Maduro, e eu cuido do Brasil. E vamos seguir em frente”.
Vamos seguir em frente, é o que diz Lula. Normalmente, eu concordaria com o que disse o presidente. No entanto, creio que nosso papel, o de quem tem alguma memória, é não permitir que a sociedade brasileira simplesmente se esqueça de quem é Lula, do que é o PT e do que eles fizeram pelo autoritarismo na América Latina.
A Venezuela deveria ser um problema dos venezuelanos, mas nosso governo tem uma responsabilidade moral pelo que acontece aos vizinhos devido aos sucessivos anos de patrocínio espiritual, político e FINANCEIRO para que o “socialismo do século XXI” esmagasse aquele povo sofrido.
Como Lula espera que os venezuelanos “cuidem de Maduro” lidando com eleições fraudadas e despotismo militar? Como dizer uma coisa dessas, com tamanho tom de desdém, sobre uma situação em que suas digitais estão historicamente impressas, e, ao mesmo tempo, erguer a voz como um herói salvador contra Israel?
Como bem lembra o amigo Gabriel Wilhelms em seu artigo “O PT e a ditadura venezuelana”, publicado pelo Instituto Liberal, Lula, para dizer o mínimo, testemunhou em 2013 seu apoio à “candidatura” de Maduro, além de excursionar pelo mundo com seu então ministro Celso Amorim defendendo o regime venezuelano. Então, ele não tinha nada a ver com a Venezuela também? Não é problema seu? Lula é culpado, o PT é culpado, eles têm responsabilidade pela situação venezuelana.
Não permitamos que esqueçam. Como Maria Oropeza e outros tantos presos políticos nos porões de tortura vão cuidar de Maduro, como lhes recomenda nosso ilustre mandatário? O vermelho do PT é um vermelho de sangue derramado – e não há como lavarem as mãos.