fbpx

A missão lunar de livre mercado de Ronald Reagan

Print Friendly, PDF & Email

Você provavelmente já ouviu falar do discurso de 1962 de John F. Kennedy sobre a “missão lunar”, mas talvez não tenha ouvido falar do igualmente visionário discurso de 1984 de Ronald Reagan, no qual ele previu um grande futuro para as viagens espaciais privadas:

“O terceiro objetivo da nossa estratégia espacial será incentivar a indústria americana a mover-se de forma rápida e decisiva para o espaço. Os obstáculos às atividades espaciais do setor privado serão removidos e tomaremos as medidas apropriadas para incentivar a iniciativa privada no espaço. Esperamos que os investimentos relacionados ao espaço cresçam rapidamente nos próximos anos, criando muitos empregos novos e uma maior prosperidade para todos os americanos. Empresas interessadas em enviar cargas úteis para o espaço, por exemplo, deveriam ter acesso fácil aos serviços de lançamento do setor privado. … Portanto, vamos colocar em prática o maior ativo da América – a vitalidade do nosso sistema de livre iniciativa.”

Meses depois, Reagan assinou o Ato de Lançamento Espacial Comercial de 1984, que permitiu que empresas privadas comercializassem o espaço e a tecnologia espacial. Mesmo assim, levou muitos anos para que sua visão se tornasse realidade. Após os sucessos do pouso na lua, as viagens espaciais americanas não progrediram mais com tanta rapidez. Ficou claro que o Estado era muito lento para superar os próximos grandes desafios.

Graças a visionários como Peter Marquez, a visão de Reagan se tornou realidade. O Sr. Marquez foi diretor de política espacial do Conselho de Segurança Nacional durante o governo de Bush e Obama. “Quando eu estava escrevendo a Política Espacial Nacional”, disse o Sr. Marquez, “eu mantinha uma cópia da primeira política espacial de Reagan na minha mesa. Ela enfatizava o que a indústria comercial poderia fazer. Desde então, nos afastamos de todas essas coisas que eram supostamente regras rígidas da essência americana: confiar na indústria, confiar no capitalismo, confiar na tecnologia. Em 2010, eu não achava que estava fazendo nada revolucionário. Eu estava apenas voltando no tempo para os anos 1980.”

Infelizmente, nas últimas décadas, a tendência nos EUA e em muitos outros países tem sido em direção a mais governo e menos capitalismo, o que restringe cada vez mais a liberdade de empreendedorismo por meio de regulamentos; mas na indústria espacial as coisas tomaram outro rumo. Cada vez mais empresas privadas estão dominando as viagens espaciais, lideradas pela SpaceX de Elon Musk. Hoje, existem milhares de empresas privadas no setor espacial global. De acordo com o último relatório trimestral de investimentos espaciais da empresa de capital de risco Space Capital, nos últimos 10 anos, os investidores investiram US$ 298 bilhões em 1.832 empresas espaciais únicas. Em seu livro The Space Economy [em português: A Economia Espacial], o fundador da Space Capital, Chad Anderson, prevê: “A Economia Espacial está no caminho certo para se tornar a fonte dominante de crescimento em toda a economia global”.

As primeiras pessoas em Marte provavelmente serão enviadas por empresas privadas e não por agências espaciais do governo. Ronald Reagan estava certo de que o futuro da economia espacial está no sistema de livre iniciativa. Ele, sem dúvida, teria ficado orgulhoso do Sr. Musk e de outros pioneiros americanos por mostrar que o capitalismo não é o problema, mas a solução, na Terra e no espaço.

Este artigo apareceu pela primeira vez no THE WALL STREET JOURNAL em 14 de fevereiro de 2024: https://www.wsj.com/articles/reagans-free-market-moon-shot-private-space-travel-e7c6893d?mod=Searchresults_pos1&page=1

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Rainer Zitelmann

Rainer Zitelmann

É doutor em História e Sociologia. Ele é autor de 26 livros, lecionou na Universidade Livre de Berlim e foi chefe de seção de um grande jornal da Alemanha. No Brasil, publicou, em parceria com o IL, O Capitalismo não é o problema, é a solução e Em defesa do capitalismo - Desmascarando mitos.

Pular para o conteúdo