fbpx

Pilares de uma equipe de alta performance

Print Friendly, PDF & Email

A despeito do senso comum, as razões para uma equipe ser bem-sucedida não estão relacionadas apenas à experiência ou ao nível de inteligência de seus integrantes. Autores renomados em gestão, como Jack Welch, Daniel Coyle e Patrick Lencioni, são congruentes em um aspecto específico sobre a origem de equipes de sucesso: a existência de segurança psicológica. Afinal, o que é isso?

Segurança psicológica é a circunstância em que os membros de uma equipe se sentem seguros para tomar riscos e serem vulneráveis na frente uns dos outros. Os membros do time acreditam que não serão julgados por seus erros, o que lhes permite serem criativos, falarem o que pensam, tomarem riscos moderados e assumirem a responsabilidade por seus atos. Nesse ambiente, o sentimento de liberdade de expressão se sobrepõe à disputa por status social e à competitividade por resultados.

O líder que é capaz de construir um relacionamento de equipe baseado em segurança psicológica cria membros interdependentes que confiam uns nos outros. Quando um membro se comporta mal, os demais corrigem seu comportamento; quando um membro tem uma ideia, ele se empolga em compartilhar porque entende a sua importância no desempenho do time.

Assim, os membros dessa equipe passam a ver significado no desempenho de suas funções e, consequentemente, tornam-se mais comprometidos com o resultado final. Esse é o tipo de comportamento que fomenta a inovação e gera as mudanças necessárias para a obtenção do resultado de longo prazo.

Em entrevista para a Harvard Business Review, Paul Santagata, Head of Industry do Google, disse que “não existe time sem confiança”. Para a empresa, segurança psicológica é tão importante que passou a fazer parte do “Projeto Aristóteles – O todo é mais do que a soma das partes”, cujo objetivo principal era identificar os padrões que se repetiam em suas equipes de sucesso. Como resultado, o Google encontrou cinco características: segurança psicológica, confiança, estrutura e clareza das funções e objetivos, significado no trabalho e capacidade de impactar e gerar mudanças.

E como eu sei se o meu time apresenta as características para o sucesso? Existem alguns sinais que podem nos ajudar a identificar esse comportamento. Veja se as reuniões são dinâmicas, com mais de uma pessoa contribuindo com o diálogo, e se as pessoas se empolgam em compartilhar ideias. Veja se os membros do time não se importam em depender uns dos outros para atingir o resultado final. Veja se o líder fomenta esse ambiente de confiança, assume os erros ao invés de procurar culpados e reconhece as conquistas do time. Se for essa a realidade, provavelmente trata-se de uma equipe de alta performance.

*Lyssia Chieppe é associada II do Instituto Líderes do Amanhã.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo