fbpx

Homenagem a Nelson Rodrigues

Print Friendly, PDF & Email

O cronista, jornalista, contista e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980) nasceu em um 23 de agosto.

Quando escrevia para a Última Hora, do varguista Samuel Wainer, Nelson sofreu a oposição de Carlos Lacerda, que o chamava de “tarado”, devido ao caráter nada pudico de suas peças. Anos depois, passaram a ter uma boa relação.

Curiosamente, o autor de trabalhos acusados de serem indecorosos defendeu também o “tradicionalismo católico” de Dom Marcel Lefebvre e as missas em latim. Apoiou a ditadura militar, mas também a anistia, desgostoso com a prisão de seu filho, que era esquerdista. Seguem citações de Nelson Rodrigues:

“Sou um reacionário porque valorizo a liberdade, porque não sou stalinista. Os comunistas dizem que o comunismo é o futuro. Se é assim, então eu sou o passado, sou a reação, sou a Idade Média.”

“Eu sou anticomunista desde os onze anos. E assumo minhas posições, mesmo quando, hoje, o intelectual virou esquerda porque essa é uma maneira de o sujeito ser inteligente, de ser atual, de ser moderno e, principalmente, de se banhar na própria vaidade.”

“A Rússia, a China e Cuba são nações que assassinaram todas as liberdades, todos os direitos humanos, que desumanizaram o homem e o transformaram no anti-homem, na antipessoa. A história socialista é um gigantesco mural de sangue e excremento.”

“Eu amo a juventude como tal. O que eu abomino é o jovem idiota, o jovem inepto, que escreve nas paredes ‘É proibido proibir’ e carrega cartazes de Lenin, Mao, Guevara e Fidel, autores de proibições mais brutais.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor dos livros "Lacerda: A Virtude da Polêmica", “Guia Bibliográfico da Nova Direita – 39 livros para compreender o fenômeno brasileiro”, "Guia Bibliográfico da Nova Direita - 50 livros para compreender o fenômeno", "Os Fundadores - O projeto dos responsáveis pelo nascimento do Brasil", "O Papel do Estado Segundo os Diversos Liberalismos" e "Introdução ao Liberalismo" (co-autor e organizador).

Pular para o conteúdo