fbpx

Homenagem a José Osvaldo de Meira Penna

Print Friendly, PDF & Email

José Osvaldo de Meira Penna (1917-2017) nasceu em um 14 de março. Ele foi fundador da Sociedade Tocqueville e atuou nos circulos do Instituto Liberal, tendo estado à frente do antigo Instituto Liberal de Brasília.

“Entre os diversos assuntos que Meira Penna aborda, alguns se destacam pela recorrência: a Constituição de 1988, o ‘democratismo’ e o patrimonialismo no Brasil – este último, comparado várias vezes à realidade russa, que o autor parece conhecer profundamente. O grande problema do Brasil, na sua tentativa de se libertar do peso do Estado colossal, é o que ele chama de ‘ideologia nacional-socialista’, que ‘é capaz de unir, num consenso aberrante, militares de linha dura, empresários parasitas de reservas de mercado, fazendeiros nordestinos e políticos fisiológicos’ e ‘representa uma verdadeira enfermidade coletiva de prognóstico imprevisível’.

(…) Ecoando a crítica burkeana, Meira Penna defende o velho whiggismo britânico, herdeiro das liberdades e da desconcentração de poderes possibilitada pela Magna Carta de 1215, e contrapõe seu legado ao da mentalidade revolucionária francesa e do jacobinismo, que nos teriam fornecido as raízes do socialismo e do nacionalismo doentio.

(…) O grande tema de Penna é mesmo, porém, essa tensão entre as instituições, que devem ser mantidas em seu justo limite e não pesando sobre os ombros dos cidadãos; e o caráter que, lamentavelmente, parece ter prevalecido na Constituição da Nova República: ‘a atmosfera geral de democratismo romântico, reacionário e estatizante’ que a contaminou, imbuída do espírito
‘construtivista’ que Hayek tanto criticava, crentes que estavam os constituintes de que as linhas de seus decretos, naquele documento inchado, podiam transformar magicamente a realidade.”

(Trechos do livro “Guia Bibliográfico da Nova Direita: 50 livros para compreender o fenômeno”, LVM Editora, p. 100-101)

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo