fbpx

Para que serve os Correios?

Print Friendly, PDF & Email

estagio-correiosFui chamado na semana passada em um concurso para professor substituto de Economia Política da Faculdade de Direito da UFRJ. Uma das exigências documentais foi abrir uma conta no Banco do Brasil, onde a universidade realiza seu pagamento de pessoal. Dirigi-me hoje  a uma agência perto da minha casa e fui surpreendido com a informação de que na maioria das agências do Banco do Brasil na cidade do Rio de Janeiro não se faz mais abertura de contas.

Fiquei muito confuso com a situação, mas a funcionária logo me esclareceu: “a verdade é que desde o advento da internet e do e-mail, os Correios estão cada vez menos utilizados e sua receita vem caindo a cada ano, por isso, o Governo Federal resolveu terceirizar a abertura de contas do Banco do Brasil para os Correios, através do chamado “Banco Postal””.

Ainda argumentei que isso não fazia sentido nenhum, pois o Banco do Brasil, inevitavelmente, teria que receber a minha documentação e aprovar a abertura de conta, o que geraria um trabalho duplo. A funcionária argumentou que eu tinha toda a razão, mas que a lógica dessa ação não é a eficiência e celeridade do procedimento, mas sim ocupar o pessoal dos Correios, que não tem muito o que fazer.

Acabei indo para os Correios do Largo do Machado fazer a minha conta. Lá fui muito bem atendido (inclusive melhor do que no Banco do Brasil), mas não pude deixar de perguntar sobre o procedimento de abertura. A funcionária me confirmou que é tudo enviado pro Banco do Brasil reavaliar e aprovar tudo o que é feito nos Correios. Coisa de maluco.

Agora vamos aos fatos: a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) é uma típica estatal inchada cuja função-base foi diminuída consideravelmente com o advento de novas tecnologias, como a internet. E antevejo agora o golpe definitivo sobre a empresa: as impressoras 3D. Em um futuro próximo, não apenas o envio de cartas será obsoleto, mas o envio de objetos também, especialmente quando ter impressoras 3D for tão comum quanto ter impressoras tradicionais em casa.

A estrutura típica de empresa estatal impede a ECT de se adaptar aos novos tempos e buscar uma nova gama de produtos e serviços dentro daquilo que se propõe. A decisão do STF de garantir o monopólio de entrega de cartas à empresa apenas reafirmou seu caráter anacrônico e ultrapassado, que se prende a antigas formas de comunicação em vez de investir em novas tecnologias. Com isso, o Governo se vê obrigado a terceirizar uma função típica do BB para a ECT, na expectativa de justificar o injustificável: a manutenção da ECT como empresa estatal e, para piorar, monopolista.

O livre-mercado inviabilizará naturalmente a existência da ECT (acho que isso, inclusive, já aconteceu), e com isso fica a pergunta: até quando vamos suportar, via impostos, os prejuízos da Empresa?

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

19 comentários em “Para que serve os Correios?

  • Avatar
    17/04/2014 em 4:52 pm
    Permalink

    cara, a impressora 3D mais capaz que eu imagino teria hidrogênio como matéria prima e funcionaria como uma estrela que é capaz de convertê-lo em todos os outros elementos da tabela periódica

    ainda que isso fosse possível, ela precisaria de hidrogênio, né – nada se perde, tudo se transforma etc. não tem como fazer matéria surgir do nada

    então teria que ser do ar – porque essa impressora também seria capaz de isolar o hidrogênio do H2O – e pensar que um terço do ar é matéria prima pra essa impressora!

    sério que eu já tinha visto uma notícia, há algum tempo, sobre médicos desenvolvendo uma espécie de impressora de células, voltada principalmente para “imprimir” pele sobre ferimentos e queimaduras severas

    agora com esse alargamento de contexto, já pensaram em como seria imprimir uma namorada?

    e todo mundo ia ficar obeso e grotesco, lol, porque podiam imprimir amigos e gostosas e não iam mais tomar conta de si mesmos – abrindo espaço, previsivelmente, para que as impressões se tornassem oprimidas, superiores e, eventualmente, dominantes

    mas aí eu ia imprimir um robô muito loko, tipo robocop, queria ver o que as impressões fariam!

  • Avatar
    17/04/2014 em 1:24 pm
    Permalink

    Primeiramente vosse está caumo? como é possível isso que os correios nao estao fazendo nada? ta de arte né amigo, o tanto de mercadoria que atrasa para entrega e voce me fala que nao fazem nada? ta de arte cara, e esse negocio de impressoa 3d? qq tem haver? ta de arte tambem amigao

  • Avatar
    17/04/2014 em 11:46 am
    Permalink

    Conheço um cara chamado rolha que provavelmente tem ligação com grande parte dos extravios que acontecem nos correios. Principalmente quando se trata de entregas que desaparecem no horário de almoço.

    Só achei mancada extraviarem meu remedinho.

  • Avatar
    17/04/2014 em 11:32 am
    Permalink

    boa tarde a todos,,,

    alguem saberia me dizer se nesse banco postal é possível comprar samba coins???

    alguem ja investiu nisso?

    obrigado,,,

  • Avatar
    17/04/2014 em 11:04 am
    Permalink

    Bom dia. E como faz pra imprimir com a impressora 3D?
    Envia o “cartucho” de impressao pelos correios?

  • Avatar
    16/04/2014 em 3:21 pm
    Permalink

    “a verdade é que desde o advento da internet e do e-mail, os Correios estão cada vez menos utilizados”

    Você não acha que essa afirmativa não faz muito sentido? Existem milhares de lojas virtuais que necessitam do serviço de entrega dos Correios. O que deixou de existir de carta, passou a existir de encomenda, que é um serviço de valor agregado bem maior.

    Não sei, acho que o PT não é esse vilão todo que vocês de direita sempre tentam mostrar. E esses argumentos meio sem contexto só deixam isso mais claro.

    PS: não sou petista

    • Avatar
      17/04/2014 em 11:27 am
      Permalink

      Olha eu concordo com o Dr. Bernardo nisso aí.

      Minha tese de mestrado inclusive foi enviada para os Correios com diversas propostas de melhorias no serviço prestado por eles mas pelo visto me ignoraram. É pura falta de vontade mesmo!!!

      Para vocês terem uma vaga idéia da minha tese, eu prôpus um método eficiente, rápido e com custo operacional praticamente NULO para o sistema de entregas dos Correios. Exigiria apenas o custo de investimento.

      Trata-se de uma série de diversas tubulações inclinadas ligando as principais cidades do Brasil. Tudo que seria necessário era soltar a encomenda de um lado da tubulação, fazendo com que a mesma deslizasse até o destino final. Sem risco de extravio, sem gasto com combustível, necessitando apenas de duas pessoas, uma para enviar e outra para receber.

      Mas obviamente que os Correios não tem essa força de vontade, preferem ficar inchados e ineficientes!!!!! ABSURRRDOOO!!!

  • Avatar
    15/04/2014 em 6:19 pm
    Permalink

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (28) que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é isenta do recohimento de impostos na prestação de todos os seus serviços, inclusive aqueles que não fazem parte de sua atividade-fim, como cobrança e recebimento de títulos. Os Correios já tinham imunidade tributária para os serviços postais, por exemplo, que são de monopólio da União. Apesar disso em 2013 o lucro dos correios foi de apenas 300 milhões.

  • Avatar
    15/04/2014 em 5:52 pm
    Permalink

    “No primeiro semestre de 2013, os Correios pagaram R$ 4,3 milhões em indenizações a 751 mil clientes por atraso na entrega de correspondências. O número supera o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 413 mil reclamações.”

  • Avatar
    15/04/2014 em 5:49 pm
    Permalink

    “O resultado final dos Correios, contudo, tem sido positivo nos últimos anos por causa de sua receita financeira, obtida com luva de R$ 3,3 bilhões recebida do Banco do Brasil para exploração do Banco Postal, que abriu agências bancárias dentro dos postos dos Correios, e aplicações financeiras. Os Correios também recebem um porcentual das operações bancárias realizadas pelo BB por meio do Banco Postal – um número que é contabilizado no portal corporativo como “outras receitas”.” http://www.estadao.com.br/noticias/geral,correios-tem-perda-de-r-800-mi-com-remessa-de-cartas,1119991,0.htm

  • Avatar
    15/04/2014 em 1:54 pm
    Permalink

    Bernardo, trabalho na maior concorrente dos Correios em pequenas encomendas do Brasil. E os Correios só conseguem ser competitivos pois ainda possuem o monopólio do envio de correspondências, por mais que o e-mail tenha matado as cartas, boletos, contas diversas, malas diretas postais e algumas outras correspondências ainda representam um volume considerável e são monopólio dos correios.
    Para pequenas encomendas as empresas privadas em geral possuem preço cerca de duas a três vezes menor com um prazo de entrega similar ou ate melhor. Lógico que nos confins do Brasil as empresas privadas, por ter pouca escala, não atuam. Mas isso poderia ser diferente se as empresas privadas pudessem concorrer com os Correios para a entrega de correspondências. Grandes empresas de logística internacional tiveram suas origens nos serviços oficias de Correios. A DHL (apesar de ter sido fundada nos EUA) é do Deutsch Post que foi privatizado nos anos 90, a TNT (apesar de ter origem australiana) se fundiu com o serviço postal dos Países Baixos.
    Enfim, o Brasil já conta com diversas empresas (nacionais e estrangeiras) capazes de desempenhar a função de serviço postal para a população com preços e serviços melhores.
    PS. a questão das impressoras 3D é relativa e estudos na áreas de logística de produtos manufaturados não apontam que a impressora 3D será um concorrente a altura, já que aparelhos eletrônicos, cosméticos e itens de vestuário dificilmente serão possíveis de serem feitos com qualidade e custo inferiores aos produtos produzidos industrialmente. O consumo de tempo e energia para produzir esses produtos numa impressora 3D torna economicamente inviável e dificilmente a tecnologia da impressora 3D superará as máquinas industriais de alta capacidade. Gifts, próteses, moldes e peças sim, essas poderão ser impressas com qualidade e tempo compatível. Mas dificilmente se imprimirá um tablet, um tênis e um perfume a um custo e tempo compatível.

  • Bernardo Santoro
    15/04/2014 em 12:23 pm
    Permalink

    Algumas pessoas aqui publicaram diversos xingamentos a mim e depois me chamaram de anti-democrático porque moderei tais comentários. Todas as críticas ao texto feitas de maneira cordial são publicadas, mas, convenhamos, assim como todos os leitores expulsam pessoas que se portam de maneira deselegante em suas casas, eu faço questão de não publicar nenhum xingamento contra mim aqui. Esse blog é, afinal, a minha casa.

    Voltem com posts críticos, mas educados, e terei o maior prazer em publicá-los.

    • Avatar
      16/04/2014 em 3:06 pm
      Permalink

      AEEEEEE BERNARDOOOO
      VC EH SHOWWWW CARAAAA
      MAS ACHO FODA VOCÊ PODER FALAR OQ QUISER DOS CORREIOS, INCLUSIVE COM FATOS INVENTADOS E NÃO DEIXAR A GALERA FALAR MAL DE VCCCC….

      MAS É ISSO, SÓ PRA REFLETIR MESMO, VC EH SHOWWWW VLWWWW

  • Avatar
    15/04/2014 em 11:47 am
    Permalink

    Acho que o autor do texto foi falho em um aspecto, ele viu apenas por uma das óticas.
    O Banco do Brasil CERTAMENTE abre contas, apenas lhe omitiram essa informação, caso você abra uma reclamação no Banco Central, aposto que um gerente do BB lhe ligará no dia seguinte para que abram sua conta.

    Qual a grande sacada do BB?

    Toda cidade tem um correio, mas nem toda cidade tem um BB, aproximadamente 90% dos municípios são abrangidos pelo sistema dos correios! Então o Banco do Brasil pode atingir muito mais clientes, usando uma estrutura já pronta, sem gastar com abertura de agências e contratação de novos funcionários!

    Eles vão utilizar o pessoal já empregado, apenas capacitando-os, num processo de abertura de conta, que é relativamente simples, e assim, além de abrangerem grande parte da população, não gastarem dinheiro a mais, vão diminuir o número de clientes nas agências do Banco do Brasil, fato que torna o atendimento melhor, clientes mais satisfeitos e mais lucro para o banco.

  • Avatar
    15/04/2014 em 9:58 am
    Permalink

    Roberto,

    E a coisa toda é tão absurda, mas tão absurda, que sequer conseguem prestar um serviço decente em sua atividade fim.

    O que se relata de atrasos, extravios e prejuízos é absurdo. O colega carteiro do comentário inicial deveria trabalhar mais e navegar menos.

  • Avatar
    15/04/2014 em 9:44 am
    Permalink

    Trabalho em uma loja virtual então frequento os Correios todos os dias, enviando diversas encomendas para diversos estados do Brasil, e não é isso que eu vejo, não vejo o Correio sem nada o que fazer! Vejo que com o grande aumento de compras virtuais os Correios que possuem um sistema arcaico não dá conta da demanda que cresceu e muito! Isso gera quase que semanalmente atrasos nas entregas, extravio e devoluções sem a menor justificativa, sem contar nas filas de ao menos uma hora que temos que enfrentar para ser atendido nas agências dos Correios!

  • Avatar
    14/04/2014 em 7:21 pm
    Permalink

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Realmente, só os seus impostos que bancam a ECT, tendo em vista o fato dela ser uma empresa que dá LUCRO pro governo…

      • Avatar
        08/05/2014 em 8:08 am
        Permalink

        Sério que você postou isso? o fato de uma empresa gastar com algo não diminui ou invalida o lucro apurado dela.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo