fbpx

O que seu filho não deve aprender na escola?

Print Friendly, PDF & Email

alunos_escola_semana-de-mobili-4f1ebf2cb4444

Jovens invadem e depredam aquele que deveria ser o mais sagrado dos lugares. Não é uma igreja, não é um palácio, não é um estádio, é uma escola. Escolas são espaços sagrados, não no sentido divino ou religioso, mas compreendido como um ambiente a ser venerado porque ali se busca o saber, o conhecimento. É ali que se exercita a razão, nossa única ferramenta para a preservação da vida.

Escola não é lugar onde se produz e difunde dogmas, como uma igreja, também não é onde se possa produzir coerção, como num palácio ou um área para se deixar mover pela paixão, como num estádio e jamais deve ser um local cunhado para se aprender a obedecer os outros.

Escola é lugar para a descoberta da verdade. Para apreender o uso adequado  da razão, para se conhecer a realidade,  a lógica e descobrir a natureza. Deve-se recusá-lo como um ambiente de doutrinação, catequese,  cooptação e arrebatamento.Lá é o território para se construir mentes livres e independentes, capazes de gerar valor com base no entendimento. Entendimento de como as coisas funcionam e como se pode cooperar para aprimorá-las.

Escolas, igrejas, palácios e estádios são lugares simbólicos, cada um com o seu significado. Todos podem abrigar pessoas com boas ou más intenções. No entanto, não há sítio onde a ação humana tem maior e mais duradoura repercussão do que numa escola. É ali que se investe no futuro, é ali que se constrói, quase que irreversivelmente, a próxima geração.

Escolas deveriam ser mantidas, pedagógica, operacional e financeiramente, como as mentes de seus frequentadores, livres e independentes, longe dos dogmas, longe da coerção, longe das paixões.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo