fbpx

O que esperar de 2016?

Print Friendly, PDF & Email

cubosAinda que no Brasil ainda estejamos distantes da concretização do ideal democrático de “governo do povo, para o povo e pelo povo”, não há como negar que vivemos um período de efervescência democrática. Em 2014 tivemos a eleição presidencial mais disputada da história. Hoje sabemos que a vitória de Dilma Rousseff foi obtida mediante clara fraude fiscal e estelionato eleitoral. A sociedade brasileira se levantou contra estes desmandos e em 2015 tivemos as maiores manifestações populares da história do país. A vitalidade da nossa sociedade civil demonstra a maturidade democrática do país.

Vivemos hoje também um recorde histórico de três décadas ininterruptas de vivência democrática. Essa marca, que merece ser celebrada, é fruto de um processo de modernização da sociedade brasileira. Temos hoje uma classe média ampla, razoavelmente instruída e que parte de um consenso em relação ao binômio democracia/economia de mercado. Mas este não é o fim da história.

(…)

Para ler o artigo completo publicado no jornal Zero Hor de 12 de janeiro de 2016, clique aqui.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Fabio Ostermann

Fabio Ostermann

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também estudou Economia. Graduado em Liderança para a Competitividade Global pela Georgetown University (EUA) e em Política e Sociedade Civil pela International Academy for Leadership (Alemanha). Mestre em Ciências Sociais/Ciência Política na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Pular para o conteúdo