fbpx

O bullying como estratégia contra os liberais (IV)

Print Friendly, PDF & Email

Você é a favor do direito à propriedade porque, para você, a justiça só deveria servir à “elite”

Talvez este ataque fique mais restrito ao ambiente jurídico, mas é tão comum quanto refutável.

Há duas semanas eu trouxe essa questão quando o jurista José Afonso da Silva classificou o direito à propriedade como algo de “elite”. Eis o que comentei a época:

“Bem, o Brasil não possui sua família Rockfeller, então quem seriam esses poderosos que de fato ganhariam com o direito à propriedade? Seriam aqueles que deixariam de ser retirados de suas casas em razão da Copa do Mundo, caso tivessem direito à propriedade? Ou seriam os pequenos agricultores, do norte do nosso Estado (Rio Grande do Sul), que estão à mercê das demarcações discricionárias da Funai? Em quais países você acredita que as camadas mais humildes da população possuem maior qualidade de vida e, acima de tudo, maior chance de mobilidade social?”

Mas fica mais fácil ainda ver a apelação que é essa ofensa, quando analisarmos o mapa abaixo:

direito-a-propriedade

Normalmente o que leva a essa conclusão leviana deles vem da preferência em se usar uma indução, em detrimento de uma dedução. Liberais analisam o grande cenário, e concluem que existe uma relação entre o direito à propriedade e a diminuição de pobreza, deduzindo então que o mesmo é algo positivo. Esquerdistas usualmente pegam uma situação particular com apelo social (premissa menor), e induzem à conclusão mais ampla que desejam, geralmente incorrendo na falácia de generalização apressada.

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Geanluca Lorenzon

Geanluca Lorenzon

Acadêmico de Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e competidor premiado em Direito Internacional. CEO & Founder do Clube Farroupilha. Coordenador Nacional da Rede Estudantes Pela Liberdade (EPL). Honourable Speaker do Clube de Direito Internacional da Universidade de Santa Maria.

Um comentário em “O bullying como estratégia contra os liberais (IV)

  • Avatar
    07/07/2014 em 2:38 pm
    Permalink

    Geanluca, olá. Por favor, EXCLUA este comentário depois de fazer a seguinte correção no seu texto: “Seriam aqueles que deixariam de SER retirados de suas casas…” Gramática ruim é privilégio exclusivo dos esquerdopatas e “nove dedos” de plantão. Nós, reaças, temos de escrever corretamente. Saudações liberais.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo