fbpx

A nova lei de abastecimento e o fim da Argentina

Print Friendly, PDF & Email

hEstá em debate na Argentina um projeto de lei que revigora e aprofunda uma antiga norma elaborada pelo governo peronista, a Lei de Abastecimento, sendo sua promulgação um dos últimos atos oficiais antes da morte do Presidente.

Essa Lei é um completo disparate. No artigo primeiro fala que regulamenta o comércio em geral. No segundo artigo dá ao Governo argentino o poder de regular preços, quantidade e qualidade de todo o tipo de produto e serviço, em qualquer etapa da cadeia de produção, a ponto de ter o poder de obrigar uma fábrica a continuar funcionando, se assim o Governo quiser, sob pena de multa e até prisão.

Por conta de seu caráter autoritário, após a completa democratização argentina, entendeu-se que tal lei estava revogada, mas nunca houve um consenso absoluto sobre a matéria. Por isso o Governo argentino resolveu rediscutir a questão através do referido projeto de lei, que se encontra no Senado. Sua aprovação significará, para todos os efeitos, a completa planificação econômica da Argentina.

A planificação econômica é um dos maiores erros da história da gestão pública no mundo, sendo um desastre em todo lugar onde foi aplicado. As informações econômicas dispersas na sociedade não podem ser previstas ou captadas com eficiência por um Governo central.  O planejamento central sempre ignorará a importância do sistema de preços, pois o preço de um produto ou serviço informa o mercado acerca da utilidade e escassez dos bens. O resultado é sempre o desperdício e o desabastecimento de produtos, fim da renovação e avanço tecnológico e aumento exponencial da burocracia.

A volta definitiva da Lei de Abastecimento, que só tem paralelo, dentro da América Latina, com a chamada Lei de Preços Justos, na Venezuela, traria definitivamente um ambiente de socialismo econômico aos hermanos, destruindo a liberdade empresarial e trazendo pobreza da mesma forma que sua “lei-irmã” bolivariana.

Enquanto a oposição argentina luta com todas as forças contra essa lei, o Governo argentino aprofunda ainda mais seu autoritarismo. Como a Lei de Abastecimento ainda não foi aprovada, na manhã de ontem (19/08/14) a Casa Rosada anunciou que aplicaria a Lei Antiterrorista contra a gráfica Donnelly, de origem norte-americana, por ter declarado falência e despedido seus funcionários.

Aqui se vê o nível de loucura ocorrendo na Argentina: o Governo destrói a economia nacional, uma grande empresa quebra e por conseguinte despede seus funcionários e pede falência, e o Governo, grande culpado de tudo, ainda acusa os donos da empresa de serem “terroristas” por supostamente estarem trazendo pânico econômico para a população. A situação foi tão ridícula que, na parte da tarde, o Governo declarou que na verdade foi tudo um grande equívoco.

Verdadeiro equívoco quem cometeu foi o povo argentino, ao eleger governo tão autoritário e socialista.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

3 comentários em “A nova lei de abastecimento e o fim da Argentina

  • Avatar
    25/08/2014 em 7:42 pm
    Permalink

    America latina sendo levada ao fim do poço pelos que, anos atras, fundaram o foro de São paulo.

  • Avatar
    21/08/2014 em 5:24 pm
    Permalink

    É a grande desgraça de todo país que tem a infelicidade e a burrice de cair nas mãos de um governo autoritário, seja de esquerda, seja de direita; seja armado com baionetas, seja armado com demagogia. Basta um leve tremor, uma leve balançada no país, uma crise econômica qualquer, uma manifestação social de descontentamento, enfim, qualquer coisa que turbe os planos de poder dos governantes de turno, e pronto!, logo desaba sobre a sociedade um monte de medidas prepotentes, violentas e inconstitucionais. Ou seja, quanto mais o governo autoritário afunda nas próprias asneiras e loucuras, mais desce o braço na sociedade. Temo, sinceramente, caso Dona Dilma seja reeleita, que a partir de 2015 venhamos a assistir por aqui a mesma desgraceira que ora pesa sobre os hermanos.

  • Avatar
    20/08/2014 em 11:31 pm
    Permalink

    Que loucura esse comunismo esta destruindo o mundo.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo