Nota Oficial – Tributo a Antonio Paim

O professor Antonio Paim, ícone da filosofia, das ciências sociais e, particularmente, do liberalismo brasileiro, faleceu hoje, deixando um imenso legado para todos que trabalham para estruturar a alternativa liberal em bases sólidas. O Instituto Liberal se solidariza com os entes queridos e os grandes discípulos formados pelo professor e considera seu dever tomar parte na preservação de sua memória e do significado de seu trabalho.

Nascido em Jacobina, na Bahia, em 7 de abril de 1927, Antonio Paim cursou os estudos superiores em Filosofia na Universidade Lomonosov, na União Soviética, e na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em que atuou como professor. Lecionou também em programas de graduação e de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na Universidade Gama Filho, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Católica Portuguesa.

O professor é autor de centenas de artigos acadêmicos e de dezenas de livros, além de ter organizado a reedição dos trabalhos de diferentes autores brasileiros e prefaciado as obras de muitos deles. Entre os seus livros, estão História das Ideias Filosóficas no Brasil, Problemática do Culturalismo, A Querela do Estatismo, O Liberalismo Contemporâneo, Marxismo e Descendência e História do Liberalismo Brasileiro.

Fiquemos com uma de suas últimas exortações, na nova edição de Evolução Histórica do Liberalismo, fazendo votos de que suas palavras sigam a vincular o liberalismo brasileiro à sua tradição nacional: “A questão central passou a ser, em nossos dias, a necessidade de promovermos a identificação de pontos em comum das diferentes correntes do liberalismo, sem embargo de preferências por essa ou aquela vertente que enfatiza esse ou aquele aspecto. Meu apelo aos jovens liberais é no sentido de que procurem ações nas quais possam atuar conjuntamente. Se não nos unirmos, serão menores as possibilidades de nos tornarmos uma corrente de opinião capaz de influir sobre o rumo dos acontecimentos”.