fbpx

Libertários podem utilizar serviços públicos?

Print Friendly, PDF & Email

SUS

“Ah, mas você estudou em universidade pública!”, é uma provocação frequente, assim como outras mais cretinas feitas à libertários que recorrem à hospitais públicos ou chamam a polícia em situações de emergência.

Minha opinião é que o ideal libertário − um mundo sem estado − é um horizonte que deve ser perseguido através de um processo de liberalismo da economia, da sociedade e da cultura, com a redução objetiva e progressiva do estado até a própria sociedade compreender que realmente não há razão para a existência de um aparato político-burocrático que dá a algumas pessoas o poder de decidir sobre a liberdade de outras.

Antes de qualquer faniquito − de ambos os lados − é preciso se compreender duas coisas:

1 – O estado existe. Hoje, agora, não temos como fugir completamente dele. Somos escravos dele. Nascemos sob suas condições. O sistema nos impõe subordinações.

2 – Nada do que é oferecido pelo estado é fruto de caridade. Cada serviço ou suporte que o estado oferece representa uma fração do dinheiro que ele nos rouba todos os dias. A utilização de um serviço estatal é a utilização de um serviço pago por todos nós.

Isso significa que SIM, libertários podem utilizar serviços e suportes estatais porque também pagam por eles. Libertários também podem se relacionar comercial e profissionalmente com o estado, desde que da mesma forma com que se relacionam com pessoas e empresas privadas, vendendo produtos e prestando serviços.

Defender a ideia de uma sociedade onde todos os serviços sejam fornecidos pela iniciativa privada não obriga uma pessoa hoje, agora, a rejeitar tudo o que existe ao redor.

O que um libertário deve rejeitar são os privilégios que o estado concede em determinados casos, como empregos com estabilidade, aposentadoria garantida e financiamentos fora das condições de mercado.

Um libertário pode chamar a polícia, mas não pode ser um policial.

Um libertário pode estudar numa universidade pública, mas não pode ser um professor concursado de uma universidade pública.

Um libertário pode vender e prestar serviço ao governo, mas não pode ser um funcionário do governo.

A exceção seria alguém trilhando um caminho político com o objetivo de utilizar-se das ferramentas estatais para desmantelar o próprio estado, como tentam fazer os americanos Ron Paul e Gary Johnson.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Cesar de Melo

João Cesar de Melo

É militante liberal/conservador com consciência libertária.

Pular para o conteúdo