fbpx

Liberalismo e imaturidade

Print Friendly, PDF & Email

a-imaturidade-nos-faz-andar-por-caminhos

Hoje tive o desprazer de ler o seguinte texto do Erick Vasconcelos, em resposta a um artigo publicado no IL:

http://c4ss.org/content/27389

O desprazer não está no conteúdo do artigo, o qual eu subscreveria sem nenhum problema e, inclusive, teria publicado no blog do IL sem pensar duas vezes. De fato, quanto à questão da remoção das favelas, sou absolutamente contra, e entendo que o direito de propriedade do pobre é tão sagrado quanto o do rico, que os morros da cidade do Rio são res nullius e podem ser ocupados por quem quiser, e que a legalização desses imóveis criaria um ativo econômico para essas pessoas que poderia levar a uma multiplicidade de negócios e crescimento econômico sem precedentes nas localidades.

Meu desprazer é com o uso da palavra liberal entre aspas logo no começo do texto. Embora eu discorde frontalmente do texto publicado no blog do IL em defesa da remoção, com base no respeito à ordem democrática, entendo que existe uma corrente dentro do liberalismo que defende esse tipo de medida (o liberal-conservadorismo) e não seria justo de minha parte impedir o acesso desse ramo do pensamento liberal ao blog do IL, com quem, repiso, não concordo ideologicamente.

Destaco, inclusive, que por várias vezes abrimos espaço para discussões ideológicas dentro do Blog. Meu amigo e Diretor do IL, João Mauad, chegou a escrever um artigo frontalmente contra um artigo do Presidente do IL tendo sido muito bem recebido, cujo título é “Uma resposta A Russel Kirk e Rodrigo Constantino” – http://www.institutoliberal.org.br/blog/15010/

Por isso, repudio qualquer ataque pessoal à instituição do IL, que se mantém firme na política de abrir espaço para reprodução do pensamento liberal na sua totalidade, desde os anarco-capitalistas como eu e Mauad, até sociais-liberais ou liberal-conservadores como o prof. Mezzomo. Esse ataque à instituição, e não somente às ideias, é um sinal claro de imaturidade do autor do artigo do c4ss, que já fez isso noutras oportunidades.

E já que a baixaria de atacar moralmente as pessoas e as instituições está feita, não posso deixar de observar que, embora o Instituto Liberal seja liberal entre aspas para aquele autor, o dinheiro do Instituto não teve nenhuma aspas quando financiou a ida dele para o exterior, por conta do prêmio Donald Stewart. Prêmio esse que deixamos de promover, por ordem minha, depois do desgosto de ver alguém ajudado pelo IL promovendo um ataque sórdido à instituição que o apoiou sem nenhuma justificativa plausível. Se o autor quiser atacar as ideias, serei o primeiro a abrir espaço para ele, mas se ele atacar a minha instituição, serei o primeiro a defendê-la.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

3 comentários em “Liberalismo e imaturidade

  • Avatar
    21/05/2014 em 11:38 pm
    Permalink

    Que baixaria essa menção ao prêmio que ele recebeu, heim? Ele competiu, dentro das regras, pelo prêmio. Vocês não fizeram nenhum favor pro cara, não financiaram a “viagem dele”. Financiaram a viagem dos vencedores do prêmio Donald Stewart Jr.

  • Avatar
    21/05/2014 em 11:03 pm
    Permalink

    Bernado, admiro seu trabalho, mas você foi muito mal nesse último parágrafo. Você, como um liberal, deve dar mais valor à meritocracia. prêmios existem para dar destaque aos melhores e não para servirem de tutela ideológica. Espero que você depois, com cabeça fria, reveja esse ataque pessoal e continue sua jornada valiosa em favor dos valores e ideais liberais.

    • Bernardo Santoro
      27/05/2014 em 12:15 pm
      Permalink

      Pedro, agradeço o comentário, mas estou de cabeça fria e digo que é absurda a atitude comentada. Abs!

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo