fbpx

O correto é falar “americano” ou “estadunidense”?

Print Friendly, PDF & Email
Os que chamam os americanos de estadunidenses, em geral, são antiamericanos raiz.
 
O que diferencia os Estados Unidos da América de outros países não é o fato de eles serem Estados Unidos, mas a América. O Brasil já se chamou Estados Unidos do Brasil de 1889 até 1968, o que nos permite perguntar: por que os brasileiros não ficaram conhecidos por estadunidenses? Porque aqui é o Brasil e lá, onde nascem os americanos, é a América, nome político do país que já se chamou Treze Colônias e América Britânica.
 
O nome geográfico do continente onde os EUA ficam é América do Norte, que inclui canadenses, groenlandeses e mexicanos.
 
Nós, brasileiros, nascemos na América do Sul. Além dos Estados Unidos da América e dos Estados Unidos do Brasil, existem ainda os Estados Mexicanos Unidos, os Estados Árabes Unidos e já existiram os Estados Unidos da Bélgica, os Estados Unidos da Indonésia, os Estados Unidos da Colômbia, os Estados Unidos da Venezuela, entre outros menos conhecidos.

Chamar os americanos de estadunidenses é ranço de antiamericano que aprecia a cultura continental europeia, principalmente a francesa, a alemã e a russa, como ocorre na própria Academia Brasileira de Letras que recomenda o uso dessa palavra esdrúxula para designar a nacionalidade de quem nasceu em Nova Iorque ou Los Angeles.

Se ainda assim você tiver dúvida, veja como o povo que você quer nominar se chama e traduza para sua língua. Os nascidos e naturalizados nos EUA se autodenominam “americans”, que, traduzido para o português, significa americanos.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo