fbpx

A tríade existencial segundo Marco Aurélio

Print Friendly, PDF & Email

A célebre frase de Marco Aurélio “Tu és composto de três coisas: um corpo precário, um sopro de vida e inteligência ” é uma síntese poética dos princípios fundamentais do estoicismo, uma filosofia que floresceu na Grécia Antiga e continua a ressoar com relevância nos tempos atuais. Dessa forma, se faz importante explorar como essa citação encapsula os valores essenciais do estoicismo, e apresentar uma visão profunda sobre a natureza humana e sua relação com o mundo.

Epicteto, um dos proeminentes estoicos, argumentou em seus “Discursos” que o corpo é efêmero e sujeito a influências externas, mas a mente é uma esfera de controle exclusivo do indivíduo. A frase de Marco Aurélio reflete essa perspectiva estoica ao descrever o corpo como “precário”. Essa precariedade, de acordo com Epicteto, está fora de controle, e é a reação a ela que determina a verdadeira virtude. Em essência, ele lembra a cada indivíduo que a mente e a vontade são os recursos mais poderosos à disposição, e é aí que se deve concentrar a atenção.

No mesmo sentido, Sêneca, outro renomado estoico, aprofundou essa ideia em suas “Cartas a Lucílio”. Ele destacou a importância de desenvolver a força interior para enfrentar as adversidades da vida, independentemente das condições do corpo ou das circunstâncias externas. A “vida como sopro”, mencionada por Marco Aurélio, ecoa a ideia estoica de que a verdadeira essência do ser humano está na sua capacidade de escolher e exercer o controle sobre suas ações, mesmo diante das limitações físicas ou das dificuldades externas.

É importante analisar que Marco Aurélio foi um imperador estoico que governou durante um período tumultuado do Império Romano. Sua obra “Meditações” é um testemunho eloquente de como ele aplicou os princípios do estoicismo em sua vida e liderança. Ele enfatizou a importância da razão como uma ferramenta para guiar as ações e decisões. A “inteligência” mencionada em sua frase representa a capacidade de pensar racionalmente, de cultivar a sabedoria e de agir de acordo com princípios éticos, mesmo quando confrontados com desafios.

A interconexão desses elementos na frase de Marco Aurélio reflete a visão estoica de que o indivíduo é um ser autônomo, cujo valor e dignidade derivam da capacidade de exercer o controle sobre sua mente e suas ações, independentemente das circunstâncias externas. O corpo, embora frágil, não define a essência do ser humano; é a mente, a alma e a razão que elevam os indivíduos acima das vicissitudes da vida. Essa perspectiva estoica continua a inspirar e aprofundar a compreensão da natureza humana e a busca pela sabedoria e virtude em um mundo em constante mudança.

*Leonard Batista – Associado III do Instituto Líderes do Amanhã.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Pular para o conteúdo