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Gramsci para crianças

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Escola-Sem-PartidoQuando foi sancionada, em 2008, a lei que tornou as disciplinas de Filosofia e Sociologia obrigatórias no Ensino Médio, confesso que não tive nem conhecimento. Não fiz licenciatura, pois estive sempre voltada para a pesquisa no âmbito universitário. Mas como a vida não é exatamente o que planejamos, em um desses desvios de rota fui contratada por uma Editora\ Sistema Educacional que produz material escolar para vários municípios em todo o Brasil. Uma das minhas funções era fazer uma leitura crítica do material didádico e dar uma espécie de parecer.

Pois bem, desde o início fiquei surpresa com o caráter panfletário dos materiais de História, e com o aspecto tendencioso das questões. Fiz o que pude. Mexi aqui e ali, troquei textos, tentei neutralizar sentenças, enfim, trabalho de Sísifo. Fui até contratada para escrever o material de Sociologia que, caso fique da forma como planejado por mim, deverá ser o primeiro material de Sociologia para Ensino Médio não marxista (pelo menos que eu tenha conhecimento).

Lendo um pouco sobre a questão a fim de ventilar ideias para escrever esse modesto testemunho, eis que me deparo com os textos do Reinaldo Azevedo, da época em que foi sancionada a tal lei que tornou Filosofia e Sociologia disciplinas curriculares. O que ele diz?  Que “se o ensino de matemática — e das ciências — é uma lástima, o das disciplinas abrigadas na rubrica “Humanidades” costuma ser uma insanidade, o que é comprovado por um exame simples dos livros didáticos de história e geografia, por exemplo: perdem-se no mais estúpido proselitismo, pautados por um submarxismo ignorante e bolorento. Já demonstrei aqui de que monstruosidades é capaz um professor de história de um cursinho, mesmo tendo de seguir uma apostila.”

Não tenho como discordar. Em relação àquilo de que é capaz um professor de história de cursinho, também tenho meu testemunho pessoal. Quando eu era adolescente fazia capoeira. Em meio a uma conversa meio surreal, o meu professor de história disse que eu deveria usar a minha capoeira para lutar nas Farc. Eu não sabia o que eram as Farc, mas achei aquilo legal. Hoje não acho mais e confesso que demorei algum tempo para destruir o mito Che Guevara dos tempos estudantis. Hoje tenho um filho e não quero que professores tentem conquistar seu coração e mente, como preconizou o novo ministro da educação, o também “filósofo” Janine Ribeiro.

Na verdade, eu acredito na ideia de mestre e discípulo e na proposta de formação. Mas também tenho certeza de que 99,9% dos professores são incapazes de exercer a tutela saudável de uma mente sadia. Mais tarde posso falar na relação mestre-discípulo na filosofia. Por enquanto urge evitar os estragos da militância política em sala de aula.

Dito isso, seguem abaixo, trechos do livro de Filosofia do 6oano do Ensino Fundamental que eu revisei. Sim, 6o. Ano! Daí o mote: Gramsci para crianças. A apologia ao coletivismo, a crítica ao individualismo, tudo isso está presente no livrinho de filosofia para crianças de 11 anos. Por essas e outras é urgente a aprovação do projeto de lei Escola Sem Partido, de iniciativa do advogado Miguel Nagib, cuja luta contra a doutrinação nas escolas remete à sua indignação ao saber que o professor de História da sua filha tinha comparado Francisco de Assis a Che Guevara. Trabalhando com Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, eu pude constatar que essas aberrações são constantes.

Relatório

Livro de Filosofia – 6ºano

p.7: “Embora se possa dizer “eu sou feliz”, é preciso ter em mente que esse sentimento de satisfação essencialmente se realiza no âmbito coletivo” […] Quando se vive de forma consciente e responsável, dedicando-se às causas coletivas, […]

p.9: “A satisfação individual tem se projetado frente aos interesses coletivos”

p.25: Tópico sobre a “filósofa” Marilena Chauí, acompanhado de imagem

p.46: “Muitas vezes, a sociedade está marcada pelo individualismo, isso é reforçado pela ideologia da competição. Desde pequenos – nesse caso a escola tem um papel crucial – a competitividade está presente no cotidiano. Você percebe que, na ideologia da competição, só vale o melhor e que todo o resto é excluído, não tem valor? Então, é preciso pensar por que isso acontece e até que ponto isso não torna o ser humano desumano. […] Você acha que as pessoas se importam com os outros indivíduos? Você já se sentiu excluído pela ideologia do ´que vença o melhor´? Você acha que todos deveriam ser valorizados na sociedade?

  1. 48: “Então, a ação sobre a realidade, mesmo sendo individual, é social. […] Veja o que Marx, com o seu livro O capital, pensa acerca do trabalho” Segue trecho de O capital

p.49: “Antonio Gramci (1891-1937) foi um filósofo que viveu na Itália no período do fascismo de Mussolini. Embora tenha ficado muitos anos preso, ele deixou um importante legado, inspirado nas ideias de Marx.” Segue trecho de Gramsci sobre a essência do ser humano.

p.62: “O filósofo (sic) Leonardo Boff…” Segue trecho de Leonardo Boff 

p.102: “Você já observou que a maneira de viver na sociedade atual estimula a competir, a pensar o tempo todo em si mesmo, a ser egoísta? Em todos os lugares, na escola e até na família, se é estimulado a ser e a buscar o melhor; cresce-se com essa idéia de que se deve ser melhor que os outros se se quiser ter sucesso na vida. É uma forma de pensar, essa ideologia, que pode desenvolver o individualismo, a idéia de cada um na sua”. O individualismo é uma doutrina moral, política e ideológica, uma forma de pensar que fornece ao indivíduo justificativas para que se isole nos seus próprios interesses e não partilhe os interesses sociais.

p.104: “Pensando cada um em si mesmo, tudo se torna uma competição , e é inevitável que surja a desigualdade. Por isso, é necessário combater o individualismo, que afasta os seres humanos uns dos outros, e buscar conviver em prol dos interesses coletivos.”

p.108: “A desigualdade social certamente é a maior conseqüência desse individualismo”

p.112: “Michel Lowy é um reconhecido intelectual brasileiro […]escreveu vários livros sobre a sociedade capitalista. Atualmente, tem se interessado pela teoria que mistura os ideais socialistas com a defesa do meio ambiente” Segue entrevista com Michael Lowi: “Para Lowy, as economias emergentes, países em desenvolvimento, não precisam ‘copiar o modelo de desenvolvimento capitalista do ocidente’, aconselha. Trata-se de buscar um outro modelo, um desenvolvimento ecossocialista, baseado na agricultura orgânica dos camponeses e nas cooperativas agrárias, nos transportes coletivos, nas energias alternativas e na satisfação igualitária e democrática das necessidades sociais da grande maioria.

p.121: Bertol Brech […]questionava como a história oficial apagava a ação dos trabalhadores e promovia a ação dos reis e generais. […] influenciado por Karl Marx…” Segue poema de Bertol Brech perguntas de um trabalhador que lê.

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Catarina Rochamonte

Catarina Rochamonte

Catarina Rochamonte é Doutora em Filosofia, vice-presidente do Instituto Liberal do Nordeste e autora do livro "Um olhar liberal conservador sobre os dias atuais".

4 comentários em “Gramsci para crianças

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    30/04/2015 em 11:26 am
    Permalink

    A NATUREZA CANCEROSA DA COISA PÚBLICA

    Suponha que você abra um pequeno negócio: uma loja de roupas, por exemplo; até você
    abri-la, vai suar muito e aplicar dinheiro, em estoque, aluguel, papelada com o
    contador, obtenção do CNPJ, cadastro da loja no Ministério do Trabalho, no
    INSS, nas secretarias de fazenda nacional, estadual e municipal; vai pagar PIS,
    FGTS, IPTU, ICMS, SEBRAE, IRPJ (imposto de renda), COFINS, taxa de incêndio,
    água, luz etc… Primeiro você começa sozinho, depois põe um filho ou a esposa
    para ajudar; o negócio cresce e você precisa contratar um empregado. Claro que
    você vai escolher, pois um bom comerciário tem, antes de tudo, de saber lidar
    com pessoas, ter paciência, boa aparência (não no sentido de ser bonito, mas
    asseado, penteado, barbeado, decentemente vestido, esperto, pontual, assíduo,
    dedicado e simpático); aí um parente seu pede que você empregue um filho que é
    o contrário disso tudo. Você vai contratá-lo? É claro que não. Nem o seu filho,
    se não corresponder ao perfil acima, você contrataria, porque você iria à falência.
    Você cuidará diligentemente do seu ganha-pão, pois sabe que qualquer negócio
    mal tocado quebra. Sabe por que você fará isso tudo? Porque é seu instinto de
    sobrevivência, e é o olho do dono que engorda o boi. É A COISA PARTICULAR QUE
    ESTÁ EM JOGO. Você não contratará mais ninguém se não precisar ou só para
    agradar a alguém. Será dinheiro saído do seu bolso.

    Agora veja o que é a coisa pública: fulano ganhou as eleições para prefeito de um pequenina
    cidade, com somente quatro ruas. O orçamento do município não dá para as
    despesas de limpeza e iluminação públicas, mas o salário dele e dos vereadores
    é acima de R$5.000,00, coisa que nenhum deles obteria na atividade privada nem
    ganhava antes de ser eleito; o município recebe vários repasses do governo
    federal e do estado: royalties, FPM, FUNDEB, SUS, IVC etc… A educação vai mal,
    as professoras ganham pouco, nunca tem médico no posto de saúde…Mas o município
    tem várias secretarias: da pesca, do turismo, da saúde, da educação, da
    inclusão social, da fazenda, do comércio, da agricultura, de governo, do
    planejamento, da mulher, das minorias…Mais de dez. Nenhum secretário ganha
    menos de R$ 3.000,00. No total, somando todos os que vivem de verba pública, e
    seus parentes, dá mais de 1.000 pessoas. E o município tem 5.000 habitantes.
    Todos os vereadores querem mais cargos para enfiar os parentes que não deram
    para nada, as amantes, os amigos e os parentes dos amigos. Nos contratos de
    obras, todos levam 10% de comissão debaixo do pano; a estrada não foi ainda
    asfaltada, mas já tem três barreiras eletrônicas, que juntas ficaram em R$
    300.000,00; a câmara de vereadores contratou uma empresa de publicidade, do
    filho um vereador e do namorado da filha do prefeito, por R$500.000,00, para
    fazer propaganda turística do município, que nada tem digno de turismo; os
    vereadores passam as duas reuniões da semana, das 17 às 19 horas, trocando os
    nomes das ruas, de Duque de Caxias, Osvaldo Cruz, Santos Dumont e Castro Alves
    para nomes de pessoas desconhecidas, todas parentes deles. Esse quadro
    tragicômico é a realidade de uma grande parte dos municípios brasileiros. Sabe
    o que é isso? A COISA PÚBLICA, que cresce descontrolada, como metástase
    cancerosa. Essa gente nunca trabalhou dia e noite, arduamente, anos a fio,
    nunca produziu bens ou serviços e, se produziu, foi por pouco tempo e com má
    vontade. O que eles gostam mesmo é de passear de carro preto oficial, ir a
    simpósios, congressos, inaugurações, palanques, visitas ao governador,
    passeios, hotéis de cinco estrelas, isso tudo com o SEU dinheiro arrancado
    pelos impostos. É nesse câncer que o comunismo, socialismo e todos os seus
    parasitas que vivem alardeando essas doutrinas se alimentam.

    Brasil está se transformando, e de modo acelerado. Se depender deles, teremos
    mais 50 estados, 10 mil municípios, 10 mil deputados, 500 mil vereadores,
    duzentas estatais. Eles adoram a palavra “justiça social”, “mundo mais justo e
    solidário”, “terceira via”, “excluídos”, “estratégica”, “economia solidária”,
    “famintos”, vivem repetindo isso o tempo todo. Você já ouviu de um bom
    trabalhador, um bom empregado, um bom dirigente lojista, um bom médico, um bom
    criador, um bom agricultor, que algum deles quer a “construção do socialismo”?
    Você jamais vai ouvir isso da boca de quem trabalha o dia inteiro e produz bens
    e serviços para o país progredir. Você só vai ouvir isso de sindicalista,
    comunista, agitadores, eternos prefeitos, vereadores e demais políticos
    profissionais, todos eles fracassados na profissão de origem, se é que tiveram
    alguma; esse tipo de gente nunca mais se preocupa com as finanças pessoais,
    depois que todos viram “homens públicos”. Essa é a NATUREZA DA COISA PÚBLICA,
    DO COMUNISMO E SEUS ASSEMELHADOS. SÃO OS PARASITAS DA PARTE SADIA DA SOCIEDADE.
    POR ISSO ESSA GENTE NUNCA FALA EM REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA, EM SIMPLIFICAR OS
    IMPOSTOS, EM DIMINUIR AS DESPESAS. NUNCA SENTIRAM NA PELE O QUE É TER DE
    CONTROLAR SUAS DESPESAS. ESTÃO SE LIXANDO PARA ISSO. É VOCÊ, QUE TRABALHA E
    PRODUZ PARA SUSTENTAR ESSES VAGABUNDOS, QUEM TEM DE SE PREOCUPAR COM CARGA
    TRIBUTÁRIA. ENTENDEU, AGORA?
    É nisso que o

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    27/04/2015 em 4:48 pm
    Permalink

    É uma aberração mesmo… Temo pelo futuro. O interessante é que, além de valores totalmente invertidos, o texto é contraditório. A “desigualdade social” é causa (pág. 104) ou consequência do individualismo (pág. 108) rsrs?

  • Avatar
    27/04/2015 em 4:40 pm
    Permalink

    ótimo que alguém denuncie. No entanto, a maior denúncia não é que se tente ensinar crianças a ter interesse pelo coletivo, mas sim colocar o interesse pelo coletivo como obrigatório e tendo o governo com tutor. Há que se enfatizar que o interesse pelo coletivo, em si, não tem oposição ao liberal, afinal as pessoas devem ter a liberdade de se associar e trabalhar de forma coletiva. O problema é obrigar as pessoas a se associar do jeito que algum iluminado do governo acha que deve ser.

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