fbpx

Fernando Haddad – O dono dos carros dos paulistanos

Print Friendly, PDF & Email

images-cms-imageO Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vetou recentemente um projeto de lei (PL) que acabaria com uma das maiores e mais inúteis intervenções estatais: o rodízio de veículos. Explico! O seu carro é seu e só você tem o direito de decidir como usufruir do mesmo, sendo que só não lhe é permitido utilizá-lo para iniciar agressão contra outro, ou seja, de maneira que vise propositalmente causar danos à vida, liberdade ou propriedade de terceiros.

Mas Haddad acha que tem direito sobre nossos carros, assim como os estatistas antes dele também achavam. Ora, a partir do momento em que as ruas são mantidas com o dinheiro confiscado de nós através do que chamam de impostos e que não vemos no horizonte a possibilidade de privatização das ruas, então, no mínimo, devemos poder usufruir livremente do que pagamos.

Contudo, nos é cerceado esse direito, sim, pois a partir do momento que você paga por um produto ou serviço, você passa a ter o direito de usufruir daquele produto ou serviço da maneira que melhor lhe aprouver, novamente, lembrando da única ressalva: não poder iniciar agressão contra outrem. Se eu pago forçadamente pela construção, pavimento e manutenção das ruas, no mínimo, eu tenho o direito de passar com meu carro, ou com o meio que eu bem entender, por elas, seja bicicleta, moto, caminhão, etc.

O rodízio não resolve o problema do trânsito em São Paulo, pois os que não querem utilizar o transporte coletivo de péssima qualidade e serem amassados até suas residências e/ou locais de trabalho, desrespeitarão o mesmo, correndo o risco da multa, e o que obedecerem as leis, lotarão ainda mais o sucateado transporte coletivo, que não acompanha o “raciocínio” (sic) do rodízio, nem acompanhará, pois o excesso de controle estatal sobre o setor impede que haja incentivos para tal.

No fim, nosso direito à propriedade é desrespeitado, barreiras à nossa liberdade são levantadas e, além de não resolver problema algum, piora a situação do paulistano que só quer se locomover. Tudo isso porque temos burocratas, como Fernando Haddad, pensando que são mais capazes de tomar as decisões sobre nossas propriedades e como devemos utilizar nossa liberdade, do que nós mesmos.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Barricelli

Roberto Barricelli

Assessor de Imprensa do Instituto Liberal e Diretor de Comunicação do Instituto Pela Justiça. Roberto Lacerda Barricelli é autor de blogs, jornalista, poeta e escritor. Paulistano, assumidamente Liberal, é voluntário na resistência às doutrinas coletivistas e autoritárias.

Pular para o conteúdo